Publicidade
Categorias: Política
| Em 8 anos atrás

Vanderlan Cardoso denuncia fraude em Pesquisa do Ibope

Compartilhar

Publicidade

O candidato à prefeitura de Goiânia, Vanderlan Cardoso, denunciou a pesquisa eleitoral sobre o segundo turno realizada pelo Ibope e divulgada na noite desta quinta-feira (20) pela Tv Anhanguera. A pesquisa mostra o candidato Iris Rezende com 16 pontos a frente de Vanderlan Cardoso. A assessoria de Vanderlan acusa um erro grosseiro ou uma fraude intencional na pesquisa.

Publicidade

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo GO-09624/2016. No site da Corte Eleitoral, está documentado que a pesquisa foi registrada no dia 12 de outubro e deveria ser divulgada no dia 18 de outubro.

Publicidade

Entretanto, a TV Anhanguera e o jornal O Popular noticiam que a pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 20 de outubro. Ou seja, trata-se de outra pesquisa que não a registrada no TSE sob protocolo 09624/2016.

Primeiro turno

Publicidade

Na véspera do primeiro turno, o Ibope apontava em votos válidos Iris com 45% das intenções do eleitorado, contra 27% de Vanderlan. Abertas as urnas, Iris teve 40,47% e Vanderlan, 31,84%. Com uma margem de erro de 4 pontos, o Ibope errou para mais para Iris além da margem de erro e errou para menos no caso de Vanderlan também além da margem de erro.

Debate rádio 730

Durante o debate que aconteceu na manhã desta sexta-feira (21) na rádio 730, ocasião em que o candidato Irís Rezende não compareceu, Vanderlan foi questionado sobre a acusação ao Ibope.

“Pesquisa nesse momento e em todas as eleições são para todos os gostos e todos os bolsos. Eu procuro muito observar as pesquisas que mais acertaram, no primeiro turno erraram demais nas pesquisas. O Instituto Veritá foi o que mais acertou, ele vem nos dando já a frente na última pesquisa divulgada por eles. Mas todas elas (pesquisas) praticamente, tirando essa do Ibope, porque essa nunca acertou aqui em Goiás, em 1998 ela estava ai com 13, 14 pontos pro Iris Rezende em relação ao Marcone naquela eleição no segundo turno e o Marcone ganhou. E tem sido assim, erros constantes, mas eu procuro desenvolver meu trabalho e não ficar muito preocupado com pesquisa, sempre observando de perto aquelas que mais tem acertado, a maioria delas dá empate técnico, até mesmo essa do Paraná que foi divulgada hoje, se você for observar dentro da margem de erro, dá empate técnico” disse Vanderlan.

Ao ser questionado por ter usado a pesquisa do Ibope referente ao primeiro turno de forma positiva, Vanderlan diz que as pesquisas tem o poder de divulgar qualquer número, dependendo do jogo que querem fazer. “A pesquisa depende do jogo que eles querem fazer, você vê que tem pesquisa que eles colocam determinado candidato lá em cima e na segunda pesquisa ele já vem fazendo esse jogo, eu acho que os números estão aí, eles provam isso. Eu acho que a partir do momento que há essa margem de erro muito alta, ou seja 4 pontos para cima e 4 pontos para baixo, o que dá 8 pontos. Porque não fazem igual ao data folha que por exemplo usa 2 pontos para cima ou para baixo? Ai tem mais confiança, e pesquisar um número maior de eleitores, acho que fica bem melhor isso.” Respondeu o candidato. 

Publicidade