Publicidade

O senador Vanderlan Cardoso (PP-GO) fez um pedido ao Coordenador Geral de Planejamento, Organização e Avaliação Institucional da Receita Federal, Jaime David, a permanência da agência do órgão, na cidade de Jatai (GO). O pedido foi feito durante audiência na sede do órgão, em Brasília.

“Em nossa última visita à Jataí, o ex-prefeito Humberto Machado, os vereadores, o deputado estadual Zé Carapô e várias lideranças da região nos falaram da preocupação que havia com a possibilidade do fechamento da Receita Federal da cidade, que seria transformada apenas em Posto de Atendimento. Me coloquei à disposição para, ao entender a situação, buscar a melhor solução”, disse.

Publicidade

Na audiência com o Coordenador da Receita Federal, que também estavam presentes o deputado estadual Zé Carapô e o ex-deputado federal Euler Morais, o senador Vanderlan justificou o pedido alegando que a agência da Receita Federal em Jatai atende a 16 municípios, tem sede própria, servidores concursados e, em 2018, teve uma arrecadação de R$ 360 milhões. “Desta forma, nada justifica o fechamento da agência”, contou o senador.

Publicidade

O diretor da Receita Federal, Jaime David, contou que o órgão está em processo de reestruturação atendendo a reforma administrativa do novo governo. Segundo o diretor há uma previsão de que 100 agências sejam desativadas no Brasil.

“Entendo a situação de crise econômica que o País atravessa e sei da necessidade de readequar a máquina pública, que custa muito caro para o contribuinte. Mas é preciso avaliar os casos separadamente. A Agência de Jataí, por exemplo, além de prestar serviços a uma grande região, ainda é lucrativa para o governo. Muitas vezes o melhor é cortar, outras, como o caso de Jataí, o melhor é manter. É necessário olhar tudo caso a caso”, explicou Vanderlan Cardoso.

Publicidade

O diretor assegurou ao senador e aos presentes a audiência que vai reavaliar a decisão visando encontrar uma solução para a permanência da agência da Receita, em Jatai. Jaime David irá usar os dados apresentados pelo senador e pelo deputado estadual Zé Carapô para ajudar na tomada de decisão. Ambos saíram otimistas da reunião.

Publicidade