A 2ª rodada da pesquisa Veritá neste segundo turno das eleições apresenta um cenário diferente. Pela primeira vez neste processo, Iris Rezende (PMDB) não ocupa a primeira posição. De acordo com levantamento divulgado nesta quinta-feira (13), Vanderlan Cardoso (PSB) lidera com 50,1%, contra 49,9% de Iris, em votos válidos.
Nesta semana também foram apresentados outros levantamentos. Um feito pelo instituto Diagnóstico e outro pelo Grupom, divulgado pela Rádio 730 em parceria com o Diário de Goiás.
Estimulada
Os números mostram acirramento entre os dois candidatos. Os dois estão praticamente com o mesmo percentual. Vanderlan Cardoso tem 42,8% das intenções de voto. Iris Rezende tem 42,6%. Uma diferença de apenas 0,2 pontos percentuais. Não sabem ou não responderam: 9,5% dos entrevistados. Votos Brancos e Nulos: 5,1%. Em votos válidos o equilíbrio se mantém: Vanderlan Cardoso (PSB) tem 50,1%, contra 49,9% de Iris.
Espontânea
De acordo com levantamento, na pesquisa do tipo Espontânea, quando não é apresentado nenhum nome ao eleitor, Iris Rezende está à frente e não Vanderlan Cardoso. O candidato do PMDB tem 39,7% das intenções de voto, enquanto Vanderlan Cardoso (PSB) tem 37,6%. Em votos válidos, Iris tem 51,4%, contra 48,6% de Vanderlan. 17,5% dos eleitores não souberam responder em quem pretendem votar e 5% informaram que vão votar branco ou nulo.
A pesquisa foi divulgada pelo jornal A Redação.
Metodologia
A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 12 de outubro. Foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número: GO-05733/2016. Foram ouvidos 1.054 eleitores. A margem de erro da pesquisa é de 3% para mais ou para menos. A responsabilidade técnica é do Instituto Veritá. A divulgação foi realizada pelo site: A Redação.
Leia mais
Iris e Vanderlan empatados no 2º turno, diz Pesquisa Veritá