Mais da metade da população goiana que compõe os grupos prioritários para a vacinação contra a Influenza já recebeu a dose que imuniza contra a doença. O balanço parcial da vacinação, concluído pela Gerência de Imunização e Rede de Frio da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) na manhã desta sexta-feira, dia 27, revela que 710.953 pessoas foram imunizadas, o que corresponde a 54,61% da meta estabelecida para Goiás, que é de 1.301.902 pessoas.
A gerente de Imunização e Rede de Frio da SES-GO, Clécia Vecci Menezes pondera que a quantidade de pessoas vacinadas atualmente é significativamente maior do que a apresentada pelo balanço parcial. Isso acontece porque que grande parte dos municípios não tem repassado os dados atualizados, o que dificulta a consolidação das informações. Clécia Vecci recomenda aos gestores e responsáveis pela vacinação o repasse rotineiro das informações, para que a SES-GO possa, inclusive, solicitar um quantitativo maior de vacinas ao Ministério da Saúde.
Na tarde desta sexta-feira, a SES-GO recebeu mais 178 mil doses da vacina, enviadas pelo Ministério da Saúde. Deste total, 38 mil doses serão disponibilizadas ao município de Goiânia, para o reestabelecimento da vacinação. Aparecida de Goiânia recebe 9,4 mil.
A Campanha de Vacinação contra a Influenza começou em Goiás no dia 13 de abril. Em função do surto da doença em Trindade e do registro de casos isolados nos municípios, a imunização no Estado foi antecipada em dez dias, em relação aos demais estados brasileiros. Ela prossegue até 1º de junho, com o cumprimento do cronograma para a imunização dos grupos prioritários. O Dia D da campanha, no qual podem ser imunizados os integrantes de todos os grupos prioritários, será em 12 de maio.
Com a vacinação, a SES-GO visa reduzir as complicações e mortes decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo. A vacina que está sendo aplicada na campanha é a trivalente, que protege contra os vírus da influenza A (H1N1), A (H3N2) e B.
No momento da vacinação, é obrigatória a apresentação de um documento pessoal. As puérperas devem apresentar, além do documento pessoal, um que comprove a gestação (certidão de nascimento do filho ou cartão de gestante). Já os trabalhadores de saúde, professores e trabalhadores do sistema prisional devem apresentar documento que comprove vínculo ou categoria profissional, entre os quais contracheque, crachá e outros.
Cronograma da Vacinação