Em comunicado enviado ao Diário de Goiás, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia informou que a vacinação contra a gripe, que terá início na segunda (23), não será feita nos locais rotineiros de atendimento à comunidade. Segundo o órgão, serão utilizados postos alternativos, arejados e ventilados e próximos a escolas, quadras e igrejas.
Portanto, a vacinação não será feita nos postos de saúde. Além disso, foi suspensa a vacinação de rotina e a aplicação de doses do sarampo.
A central da vacinação da prefeitura de Goiânia vai atender aos idosos e profissionais de saúde no campo do Goiás Esporte Clube, por exemplo.
“A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia informa que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) que começa nesta segunda-feira, 23/03, está mantida, porém não será realizada em salas de vacina que funcionam dentro das unidades de saúde, cumprindo determinação do Ministério da Saúde .
A vacinação será realizada em postos alternativos em locais arejados, ventilados, amplos e próximos às unidades como escolas, quadras , igrejas e outros, assim como já havia sido feito em algumas unidades da capital. O público-alvo continua restrito aos idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde
Vacinação contra sarampo e de rotina
O Ministério da Saúde determinou ainda, a suspensão da Campanha de Vacinação contra o sarampo e a SUSPENSÃO TEMPORÁRIA de vacinação de rotina em todas as unidades de saúde até o dia 16/04/2020.
Todas as medidas levam em consideração as orientações para evitar a aglomeração de pessoas e a Portaria n•454 de 20 de março de 2020, do Ministério da Saúde que declara que todo o território nacional encontra-se em transmissão comunitária com o Covid-19.
A Secretaria Municipal de Saúde já está fazendo o novo planejamento dos novos locais de vacinação para a divulgação ao público e à imprensa.
A SMS pede a compreensão de todos neste momento, pois as mudanças foram determinadas pelo Ministério da Saúde apenas no final da tarde deste domingo”.