A Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa de 2016 em Goiás foi iniciada na manhã desta sexta-feira (6), na Fazenda Piracanjuba Pró-Campo, localizada no município de Bela Vista, na Região Metropolitana de Goiânia. A campanha será encerrada em 31 de maio. O último caso de febre aftosa registrado em Goiás ocorreu em agosto de 1995.
De acordo com o presidente da Agrodefesa, Arthur Toledo, em maio do ano passado foram vacinadas 21.016 milhões de cabeças, o que representa 99,72% do rebanho goiano, estimado em 21,4 milhões. O objetivo neste ano é imunizar 100% do rebanho bovino e bubalino do estado. “O produtor rural deve ficar atento quanto ao prazo de envio da Declaração de Vacinação, que é de cinco dias úteis após o término da campanha”, disse ele.
O formulário pode ser entregue eletronicamente por meio do site da Agrodefesa, de forma impressa, nos Vapt Vupt, ou nos escritórios das propriedades rurais da Agência. Quem descumprir a legislação fica sujeito a multa e é impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA).
Durante a vacinação contra a aftosa, também ocorre a imunização dos rebanhos bovino, bubalino, equídeo, caprino e ovino contra a raiva dos herbívoros. Os animais que se encontram nas regiões consideradas de alto risco para a doenças devem ser vacinados.