A vacina contra gripe será ampliada para toda a população goianiense. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), a partir do próximo sábado (6/5), no Dia D da vacinação, o imunizante contra Influenza estará liberado para a população em geral, e não mais somente aos grupos prioritários.
Em Goiás, a campanha de vacinação contra a gripe, que deveria começar no dia 10 de abril foi antecipada para o dia 4, devido ao aumento das mortes por complicações advindas do influenza. Até o dia 25 de abril foram registradas 12 mortes no Estado de Goiás. Nesse sentido, agora, a vacinação será também ampliada para aumentar o acesso ao imunizante e a cobertura vacinal.
LEIA TAMBÉM: “Não é para a população se alarmar, mas é para se cuidar”, alerta secretário de Saúde
Conforme a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, a vacinação é fundamental diante do cenário atual de crescente no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Flúvia destacou a importância da imunização na prevenção da doença. “É inadmissível que tenhamos mortes por doenças preveníveis por vacinas, hoje em dia”, alerta Flúvia.
O vírus da influenza é bastante incidente nesta época do ano, e a doença pode se agravar para a Srag, levar o paciente à internação e, às vezes, à morte. No entanto, a superintendente de Saúde, afirma que a cobertura vacinal em Goiás segue abaixo do esperado. Até semana passada, de acordo com o levantamento da Saúde, nem a metade da meta, que era vacinar 90% do público alvo, tinha sido atingida.
A partir do dia 6 de maio a vacina estará liberada em todos os postos de vacinação do Estado. A superientende reforça o convite para que a população se proteja e busque a imunização. “Os recursos estão disponíveis em todos os municípios e são gratuitos”, ressalta Flúvia Amorim.