Depois do surto de casos de febre amarela em Minas Gerais, onde sete pessoas morreram infectadas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia convoca a população a colocar o cartão de vacina em dia, garantindo imunidade contra a doença.
O Ministério da saúde recomenda a vacinação aos adultos e idosos que vacinaram apenas uma única vez e não reforçaram com a segunda dose, as crianças de 9 meses à 4 anos que ainda não foram vacinadas, e sobretudo aos que pretendem viajar.
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde de Aparecida de Goiânia, Renata Cordeiro, a vacinação é a forma mais eficaz de se proteger contra a febre amarela. “A vacinação contra febre amarela faz parte do calendário de rotina de Aparecida e nos últimos 10 anos a cobertura vacinal na cidade foi mais de cem por cento,” enfatizou.
Outro meio de prevenção é combater o mosquito da dengue. Segundo a diretora, em Aparecida de Goiânia, os serviços dos agentes de saúde nas casas dos moradores foram intensificados por causa do período chuvoso. “Combater o mosquito da dengue nas cidades é uma medida de extrema importância para evitar surtos de febre amarela nas áreas urbanas,” explicou.
A SMS também realizou uma campanha de vacinação recentemente, no qual mais de 3 mil pessoas foram imunizadas da doença, mas as ações de conscientização continuaram. Os 31 postos de saúde de Aparecida de Goiânia vão estar aplicando as doses de vacina de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.
Leia mais: