Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 6 anos atrás

Sem atingir meta, continua vacinação de cães e gatos em Goiânia

Compartilhar

Publicidade

Para quem não levou o animal de estimação para ser vacinado contra a raiva, 15 pontos seguem com as vacinas disponíveis em Goiânia. No último sábado (22), foi realizado o “Dia D” da Campanha de Vacinação Antirrábica da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). De acordo com a pasta, 148.695 animais receberam a vacina, sendo 134.869 cães e 13.826 gatos.

Publicidade

Veja a lista dos 15 postos

Publicidade

Segundo a SMS, a meta é imunizar, pelo menos, 160 cães e gatos, o que corresponde a 80% de uma população estimada em 200 mil animais. A diretoria de Vigilância em Zoonoses da SMS segue com a campanha durante as próximas semanas com postos espalhados em diferentes regiões de Goiânia.

Conforme explicação da gerente de Controle de População Animal da SMS, Catarina Rates, a vacina contribui diretamente para manter a doença controlada e evitar novos casos de raiva na cidade. “A mobilização é importante tanto para o animal quanto para a população. A doença é uma zoonose, ou seja, ela pode ser transmitida às pessoas”, diz ela.

Publicidade

Os donos de animais que ainda não imunizaram seus bichinhos devem procurar a vacina em um dos sete Distritos Sanitários da cidade ou ainda em outros pontos estratégicos. A participação dos goianienses é fundamental para manter cães e gatos protegidos. “A raiva é uma questão de saúde pública”, destaca Cataria Rates.

Para vacinar os animais devem ter idade superior a três meses de idade e estar em boas condições de saúde. É importante lembrar que os cães e gatos devem ser conduzidos aos postos de vacinação por adultos, sendo transportados de maneira adequada e segura para evitar acidentes e fugas.

Publicidade