São Paulo, 12 (AE) – Há algumas semanas, um grupo de hackers teve o sistema invadido. O resultado foi a divulgação de 400 GB de conteúdo e a descoberta de como algumas invasões em sistemas, programas e aplicativos funcionavam.

Uma dessas descobertas acaba de ser revelada. Segundo o site The Next Web, o Hacking Team – nome do grupo em questão – conseguia modificar apps para roubar informações dos usuários do sistema iOS, como ligações, SMS, histórico de navegação, localização, dados de contatos e até fotos.

Publicidade

O mais preocupante, porém, não é só a invasão e os dados que poderiam ser roubados. Para entrar no sistema, o grupo utilizava apps populares, como Facebook, WhatsApp, Telegram, Google Chrome e Skype.

Publicidade

Tudo isso, surpreendentemente, era feito de uma maneira muito simples. O grupo modificava os aplicativos usando uma brecha que permitia mascarar apps no iOS. Aí, então, os hackers enviavam avisos de atualização que chegavam por fora da App Store.

Publicidade

O usuários instalava – sem saber exatamente o que era – e deixava suas informações disponíveis. Assim, para evitar o golpe, é aconselhável baixar instalações e apps apenas na loja de aplicativos do sistema. Não há informações do número de pessoas vítimas da técnica. 

(Estadão Conteúdo)

Publicidade
Publicidade