De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a administração do paracetamol deve ser feita com cautela, “observando a dose máxima diária e o intervalo entre as doses, conforme as recomendações contidas na bula, para cada faixa etária”.
A Agência alerta, inclusive, para o uso indiscriminado do medicamento para alívio de dores e febre após a vacina contra covid-19, que pode levar o paciente a eventos adversos graves, incluindo hepatite medicamentosa com desfecho fatal, quando o uso é prolongado ou acima da dose máxima diária.
A recomendação da Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária é para que casos de reações indesejadas após o uso do medicamento sejam notificados à Anvisa, por meio do VigiMed.
A Anvisa lembra, ainda, que para qualquer medicamento existe um risco associado ao seu consumo. Por este motivo, é importante que o produto seja utilizado de forma correta, seguindo as recomendações da bula e as orientações dos profissionais de saúde.