Categorias: Brasil

UPPs serão extintas para reforçar policiamento de outras regiões do Rio

O ministro da Segurança, Raul Jungmann, afirmou nesta sexta-feira (27) que quase metade das 38 UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) será extinta, a fim de reforçar o policiamento de outras regiões do estado e das unidades que permanecerem.

Ele declarou que parte das UPPs eram apenas um “rótulo” de um programa que já não cumpria suas funções.

“As UPPs em certa medida malograram o que deveriam ter alcançado. Primeiro porque houve uma expansão maior do que o estado poderia manter com os recursos que tinha. Isso degradou uma grande parte das UPPs. Em segundo lugar, as UPPs eram uma ponta de um projeto, em que o estado deveria entrar com saúde e educação, o que também não entrou”, afirmou, após reunião na Firjan para a instalação do Conselho de Segurança Pública da entidade.

As UPPs foram vitrine da política de segurança da gestão Sérgio Cabral (MDB), atualmente preso por corrupção. O sucesso das primeiras experiências, combinada com as sucessivas quedas de homicídio no estado à época, fizeram com que o projeto se expandisse de forma desordenada, na avaliação de especialistas.

A primeira foi inaugurada na favela Dona Marta, em Botafogo (zona sul) em 2008. Outras quatro surgiram em 2009, oito em 2010, cinco em 2011, dez em 2012, oito em 2013 e duas em 2014. Em 2014, o projeto já vinha sofrendo desgaste. Naquele ano, 70% dos moradores do Rio defendiam mudanças.

“Uma parte das UPPs se transformou em algo que não tinha as funções para as quais elas foram concebidas. Essas unidades estavam de fato cumprindo com aquilo que haviam se comprometido? Ou já perderam grande parte de sua funcionalidade? Ou era apenas um rótulo que tínhamos sem a capacidade de exercer a sua função? Vamos ser sinceros”, declarou o ministro.

CONFRONTOS

Estudo da PM aponta que, enquanto em 2011 foram registrados apenas 13 confrontos em lugares com UPP, em 2016 esse número subiu para 1.555.

O sucesso inicial também virou trunfo eleitoral. Em sua campanha à reeleição, Cabral chegou a declarar que terminaria seu segundo mandato, em 2014, sem nenhuma favela sob controle armado.

“Não posso dizer se vai ser no mês tal do ano que vem. Posso garantir que termino o meu governo com todas as comunidades pacificadas. Quando eu digo todas… Todas que estiverem controladas…”, disse ele, durante sabatina da Folha de S.Paulo em 2010.

Com a promessa descumprida, Pezão declarou na campanha que instalaria mais 40 UPPs em seu mandato, mais que dobrando o número da época, as mesmas 38 UPPs de hoje. Nenhuma foi inaugurada.

Jungmann não disse quantas nem quais UPPs serão extintas. A Polícia Militar divulgará o novo plano na tarde desta sexta.

A mudança foi defendida por Ilona Szabó, diretora-executiva do Instituto Igarapé. “Precisamos reconhecer que algumas UPPs não estavam funcionando.”

Desde 16 de fevereiro, o Rio está sob intervenção federal na segurança, a cargo do general do Exército Walter Braga Netto. (Folhapress) 

{nomultithumb}

Leia mais:

  • Suspeito é morto após roubo a vereador no Rio
  • Bandidos roubam carga de celulares avaliada em R$ 3,4 milhões em aeroporto no Rio
  • Exército admite vazamento de operação contra roubo de carga no Rio
Thais Dutra

Notícias Recentes

Gustavo Mendanha é anunciado como coordenador da campanha de Leandro Vilela em Aparecida

Na manhã desta quarta-feira (15), o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, foi anunciado…

15/08/2024

Em Goiás, o comércio varejista cresce pelo 7º mês seguido

O comércio varejista em Goiás cresceu pelo sétimo mês seguido, com alta de 5,9%, na…

15/08/2024

STF suspende pagamento de emendas impositivas

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta quarta-feira (14), a suspensão…

15/08/2024

Lojistas de Goiânia e Aparecida são suspeitos de comercializar peças de veículos furtados em MG

Nesta quinta-feira (15), a Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão…

15/08/2024

Ministério da Saúde irá instituir comitê de operação de emergência para mpox, afirma Nísia Trindade

Na última quarta-feira (14), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o cenário de…

15/08/2024

Goiânia ocupa 1° lugar nos anos iniciais do Ideb

Goiânia é destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), levantamento que mede a…

15/08/2024