Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 9 anos atrás

UPA da região noroeste atenderá até 18 mil pacientes por mês

Compartilhar

Publicidade

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Região Noroeste, no Jardim Curitiba 1 terá capacidade para atender até 18 mil pacientes por mês. A UPA conta com as seguintes especialidades: Raio X, laboratório e análise dos exames, sala de eletrocardiograma, sala de hidratação venosa, sala de curativos, lavanderia e central de material esterilizado.

Publicidade

Uma solenidade foi realizada para inaugurar a obra. A UPA leva o nome da mãe do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), Maria Pires Perillo. A proposta da homenagem foi feita pelo vereador Richard Nixon (PRTB), aprovada na Câmara Municipal de Goiânia e sancionada pelo prefeito Paulo Garcia (PT).

Publicidade

O governador Marconi Perillo ressaltou que a UPA ajuda a complementar a rede de saúde da região noroeste da capital, já que próximo da unidade, recentemente o governo de Goiás entregou o Hospital de Urgências, Governador Otávio Lage Siqueira (HUGOL).

“Foi uma obra planejada e priorizada pelo prefeito Paulo Garcia, com o apoio do governo Federal. É uma obra muito importante e complementa as ações que o governo do Estado tem aqui na região noroeste com o Hugol. Com esta inauguração de hoje, a população na região passa a ser muito bem atendida na atenção primária e também na urgência e emergência”, afirma o governador.

Publicidade

{youtube}IMDMkfhRSlo{/youtube}

O prefeito Paulo Garcia avaliou que a unidade trará benefício para cerca de 350 mil pessoas de 40 bairros da região.

“Agora tem maior possibilidade de assistência na urgência e emergência com inauguração desta UPA. Ela tem capacidade para atender de 15 a 18 mil usuários mês, vem para complementar a rede de saúde da região”, argumenta o prefeito.

De acordo com Paulo Garcia, durante a gestão dele foram inauguradas 20 unidades de saúde. Somente na região noroeste foram três. Na UPA Noroeste foram investidos R$ 4,8 milhões.

 {youtube}zxtCQfco-Po{/youtube}

Reclamação

Enquanto ocorria a solenidade de inauguração da obra, ao lado, no Cais do Jardim Curitiba, pacientes aguardavam para serem atendidos. Alguns reclamaram do atendimento e tinham a esperança de que a UPA possa a partir de agora mudar a realidade deles.

Um exemplo é o da senhora Maria Domingas moradora do Jardim Curitiba 3. Ela chegou a unidade passando mal e pediu melhoras.

“Eu espero que melhore para gente tudo. Hoje mesmo estou passando muito mal. Está sendo muito difícil aqui. Neste lugar tem muita gente mal educada, na farmácia. A gente vai para um lugar e não tem atendimento, manda a gente para outro e a gente fica rodando aqui, um absurdo”, reclama.

Restruturação

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Fernando Machado, o Cais do Jardim Curitiba passará por uma requalificação. Haverá uma pequena reforma. Logo em seguida será transformado em uma Unidade Básica de Saúde da Família e prestará atendimento de menor porte.

Homenagem

Quanto à homenagem, Marconi Perillo agradeceu aos vereadores de Goiânia e ao prefeito Paulo Garcia. Ele afirmou que a família está muito feliz.

“Minha família e eu estamos muito felizes coma a decisão do prefeito Paulo Garcia em sancionar a lei. Isso me aproxima mais da convergência que estamos estabelecendo à favor de Goiânia. Fico muito feliz de ver minha mãe homenageada por um prefeito da cidade que tenho trabalhado de mãos dadas nos últimos tempos”, ressaltou.

Publicidade