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Universidade americana realizará Programa de Gestão de Varejo de Luxo para brasileiros e latino-americanos em parceria com a MOT

São Paulo, 17 de junho de 2015 – O mercado de luxo na América Latina está em expansão e, em prol do seu fortalecimento, será realizado entre os dias 10 e 19 de agosto, em Miami (Flórida), a segunda edição do Programa de Gestão de Varejo de Luxo. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Escola de Negócios da Universidade Internacional da Flórida (FIU), a Altagama e a MOT Training and Development, filial da MOT Treinamento e Desenvolvimento nos Estados Unidos.

O programa foi desenvolvido para concentrar-se em quatro pilares principais: gestão dos processos que possibilitam a chamada “experiência de luxo”, planos estratégicos de execução, varejo de luxo na América Latina e branding para o varejista. De acordo com a diretora da Escola de Negócios da FIU, Rosangel Quintero, são esperados 40 profissionais que trabalhem atualmente com clientela de luxo ou que estão considerando uma mudança de carreira.

“O objetivo do programa é profissionalizar essas lideranças por meio de módulos que demonstram as melhores práticas de gestão de varejo, fornecendo-lhes uma visão global (360°) das competências-chaves para a direção da organização”, esclarece a executiva.

Os participantes receberão ferramentas e técnicas que lhes deixarão preparados para explorar oportunidades de carreira no setor de varejo de luxo na América Latina, obtendo uma visão única sobre a rápida evolução deste mercado na região.

Por meio de palestras, estudos de caso e treinamentos, o programa capacitará os participantes para gerenciar a distribuição e a expansão internacional das marcas de luxo e oferecer um serviço premium aos clientes. Além disso, os presentes também serão orientados sobre como definir uma estratégia digital e e-business eficiente para uma marca de luxo.

“O escritório de educação executiva da Universidade Internacional da Flórida tem uma ampla rede de acadêmicos e de parceiros da indústria para ajudar na promoção de todos os seus programas internacionais. E essa parceria com a MOT está colaborando para nos ajudar a estender este programa altamente especializado para todos os clientes da companhia, contribuindo, assim, para o desenvolvimento do mercado latino-americano de luxo por meio de programas educacionais de ponta”, observa Rosangel. 

Para ela, a região tem um enorme potencial para crescer em termos de sofisticação de mercado e de seus profissionais. “As companhias locais estão entrando no plano global e as globais estão aprofundando seu entendimento dos diferentes modelos de negócios e de consumidores.

Ambos os perfis de empresas precisarão de profissionais que possam entender a realidade de negócios dos dois lados para ter sucesso”, analisa a diretora da FIU. “Mais do que nunca, pensar globalmente e agir localmente tornou-se uma necessidade para os executivos e gestores”.  Rosangel ainda acrescenta que o mercado de luxo tem se desenvolvido fortemente na América Latina nos últimos dez anos e que ainda há muito espaço para avançar.

“O Brasil continuará desenvolvendo centros comerciais e espaços para o fomento do luxo e países como Colômbia, Peru e Panamá estão se mostrando como grandes oportunidades para continuar investindo. Além disso, o México continuará sendo o mercado mais desenvolvido em termos de distribuição e seu crescimento se manterá, conforme as condições da economia.” 

Públicos e critérios

O Programa de Gestão de Varejo de Luxo é voltado para profissionais que possuem experiência em trabalhar com clientes de alto poder aquisitivo ou que tenham interesse em fazer uma mudança de carreira para este mercado. Ele também é aberto a todos aqueles sem experiência neste tipo de varejo, mas que desejam aprender sobre os seus fundamentos. 

Para participar deste curso os participantes precisam ter formação superior e minimamente cinco anos de experiência profissional, sendo pelo menos dois deles em cargos de gestão. O programa é ministrado na língua inglesa, então, é preciso fluência neste idioma. Também é solicitada carta de recomendação profissional e que o participante tenha vivência internacional. 

Parceira da FIU no Brasil, a MOT Training and Development pretende levar brasileiros para o programa, que poderá também ser realizado no Brasil nos próximos anos. “Tudo dependerá da aceitação dos executivos brasileiros para que abramos uma turma aqui mesmo, no Brasil. O mercado de luxo é crescente e não enfrenta a crise como os demais setores, então, quem se capacitar nele terá uma carreira promissora”, finaliza Alfredo Castro, sócio-diretor da MOT.

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: altairtavares@diariodegoias.com.br .

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