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Categorias: Empresas e Negócios
| Em 10 anos atrás

Universidade americana realizará Programa de Gestão de Varejo de Luxo para brasileiros e latino-americanos em parceria com a MOT

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São Paulo, 17 de junho de 2015 – O mercado de luxo na América Latina está em expansão e, em prol do seu fortalecimento, será realizado entre os dias 10 e 19 de agosto, em Miami (Flórida), a segunda edição do Programa de Gestão de Varejo de Luxo. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Escola de Negócios da Universidade Internacional da Flórida (FIU), a Altagama e a MOT Training and Development, filial da MOT Treinamento e Desenvolvimento nos Estados Unidos.

O programa foi desenvolvido para concentrar-se em quatro pilares principais: gestão dos processos que possibilitam a chamada “experiência de luxo”, planos estratégicos de execução, varejo de luxo na América Latina e branding para o varejista. De acordo com a diretora da Escola de Negócios da FIU, Rosangel Quintero, são esperados 40 profissionais que trabalhem atualmente com clientela de luxo ou que estão considerando uma mudança de carreira.

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“O objetivo do programa é profissionalizar essas lideranças por meio de módulos que demonstram as melhores práticas de gestão de varejo, fornecendo-lhes uma visão global (360°) das competências-chaves para a direção da organização”, esclarece a executiva.

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Os participantes receberão ferramentas e técnicas que lhes deixarão preparados para explorar oportunidades de carreira no setor de varejo de luxo na América Latina, obtendo uma visão única sobre a rápida evolução deste mercado na região.

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Por meio de palestras, estudos de caso e treinamentos, o programa capacitará os participantes para gerenciar a distribuição e a expansão internacional das marcas de luxo e oferecer um serviço premium aos clientes. Além disso, os presentes também serão orientados sobre como definir uma estratégia digital e e-business eficiente para uma marca de luxo.

“O escritório de educação executiva da Universidade Internacional da Flórida tem uma ampla rede de acadêmicos e de parceiros da indústria para ajudar na promoção de todos os seus programas internacionais. E essa parceria com a MOT está colaborando para nos ajudar a estender este programa altamente especializado para todos os clientes da companhia, contribuindo, assim, para o desenvolvimento do mercado latino-americano de luxo por meio de programas educacionais de ponta”, observa Rosangel. 

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Para ela, a região tem um enorme potencial para crescer em termos de sofisticação de mercado e de seus profissionais. “As companhias locais estão entrando no plano global e as globais estão aprofundando seu entendimento dos diferentes modelos de negócios e de consumidores.

Ambos os perfis de empresas precisarão de profissionais que possam entender a realidade de negócios dos dois lados para ter sucesso”, analisa a diretora da FIU. “Mais do que nunca, pensar globalmente e agir localmente tornou-se uma necessidade para os executivos e gestores”.  Rosangel ainda acrescenta que o mercado de luxo tem se desenvolvido fortemente na América Latina nos últimos dez anos e que ainda há muito espaço para avançar.

“O Brasil continuará desenvolvendo centros comerciais e espaços para o fomento do luxo e países como Colômbia, Peru e Panamá estão se mostrando como grandes oportunidades para continuar investindo. Além disso, o México continuará sendo o mercado mais desenvolvido em termos de distribuição e seu crescimento se manterá, conforme as condições da economia.” 

Públicos e critérios

O Programa de Gestão de Varejo de Luxo é voltado para profissionais que possuem experiência em trabalhar com clientes de alto poder aquisitivo ou que tenham interesse em fazer uma mudança de carreira para este mercado. Ele também é aberto a todos aqueles sem experiência neste tipo de varejo, mas que desejam aprender sobre os seus fundamentos. 

Para participar deste curso os participantes precisam ter formação superior e minimamente cinco anos de experiência profissional, sendo pelo menos dois deles em cargos de gestão. O programa é ministrado na língua inglesa, então, é preciso fluência neste idioma. Também é solicitada carta de recomendação profissional e que o participante tenha vivência internacional. 

Parceira da FIU no Brasil, a MOT Training and Development pretende levar brasileiros para o programa, que poderá também ser realizado no Brasil nos próximos anos. “Tudo dependerá da aceitação dos executivos brasileiros para que abramos uma turma aqui mesmo, no Brasil. O mercado de luxo é crescente e não enfrenta a crise como os demais setores, então, quem se capacitar nele terá uma carreira promissora”, finaliza Alfredo Castro, sócio-diretor da MOT.

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Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: altairtavares@diariodegoias.com.br .