O Vapt Vupt retomou nesta quarta-feira (19) a emissão da Carteira de Identidade nas unidades do programa em todo o estado. O serviço, que estava operando apenas em caráter emergencial desde março, está disponível nas mais de 50 agências da capital e do interior que realizam o procedimento.
O funcionamento continuará ocorrendo da mesma forma, somente por meio de agendamento prévio no site ou no portal Goiás Digital. Além da emissão do documento de Identidade, continuam sendo realizados os procedimentos disponibilizados desde o início da pandemia, como parte dos serviços do Ipasgo e Detran, e os atendimentos de órgãos como Economia, Saneago e Sine.
Na capital, o agendamento para confecção da Carteira de Identidade pode ser realizado nas unidades dos shoppings Araguaia, Buena Vista, Mangalô, Portal, e Cerrado, além da agência localizada em Campinas. Já em Aparecida de Goiânia, o serviço estará disponível em dois pontos de atendimento da cidade: Buriti Shopping, e também na agência Garavelo.
Estão sendo respeitadas todas as medidas de segurança e prevenção para conter a propagação do novo coronavírus, como a disponibilização de álcool em gel para usuários e servidores, sinalizações para manter distanciamento no momento de atendimento e na sala de espera, além da restrição em relação ao quantitativo de cidadãos dentro da agência.
A emissão do RG emergencial será disponibilizada nas unidades do Shopping Cidade Jardim, em Goiânia, e no Aparecida Shopping, em Aparecida de Goiânia. As duas unidades atenderão somente as solicitações emergenciais. No interior, será realizado apenas conforme demanda.
Os atendimentos para RG emergencial não vão ser agendados. O cidadão que se enquadra nos critérios emergenciais deve ir até a unidade e aguardar atendimento. São caracterizados como caráter de urgência: certames públicos ou particulares, vaga de emprego, solicitação de benefícios perante órgãos públicos, solicitação de exames, cirurgias ou demais casos de saúde e abertura de conta. Deve ser apresentada documento que comprove uma das situações.
O usuário que não puder comparecer à agência na data prevista deverá cancelar o agendamento em até 24h antes do horário previsto para o atendimento. O não cancelamento impossibilitará um novo agendamento pelos próximos 10 dias. A medida evita que outros usuários sejam prejudicados. A tolerância para atrasos é de no máximo 10 minutos.
Entrega de documentos de Identidade
O cidadão que já fez a solicitação da Identidade ou realizará o procedimento de emissão e que precisa buscar o documento, deverá efetivar também o agendamento prévio para a retirada no site do Vapt Vupt. O usuário deverá agendar a retirada do documento na mesma unidade em que realizou a solicitação. Para resgatar o documento de Identidade, o menu que deve ser selecionado é “Presença RG Entrega”.
Entrega documentos do Detran
Já para a entrega de CNH, PID e CRV/CRLV (Recibo / Documento de rodar) não é necessário que o usuário realize agendamento. Será disponibilizada uma senha presencial para o resgate dos documentos citados. Antes de se dirigir até a unidade, o cidadão pode confirmar se o documento já está disponível para entrega por meio do Disque-Detran: 154 (capital e região metropolitana) e 62 3269-8800 (para demais cidades do interior). O documento deve ser retirado na mesma unidade onde foi solicitado