Até então pré-candidato ao Senado, Professor Pantaleão foi oficializado, na quarta-feira (20/07), como o nome da Unidade Popular (UP) para concorrer ao governo estadual.
A mudança reflete a falta de unidade em um setor da esquerda do qual fazem parte PSOL, PCB e PSTU, além da UP. A ideia desses partidos era lançar uma chapa única, mas o PSOL tem Cíntia Dias e Manu Jacob como pré-candidatas a governadora e senadora, respectivamente.
Professor Pantaleão já esteve presente em outros pleitos. Conhecido militante de movimentos sociais, ele foi, por exemplo, candidato a prefeito de Goiânia, em 2012, e deputado federal, em 2018.
A UP também definiu outras pré-candidaturas. Estudante de Ciências Sociais, Letícia Scalabrini tentará uma cadeira na Assembleia Legislativa, enquanto a coordenadora do movimento feminista e marxista Mulheres Olga Benário, Laryssa Sampaio, concorrerá a deputada federal.
Na chapa majoritária, a servidora pública Luciana Amorim fará companhia a Professor Pantaleão como vice. Para o Senado, não houve divulgação do ou da postulante.