A União Nacional dos Estudantes (UNE) promoverá nesta quinta-feira (28) manifestações em todo o país contra o possível governo de Michel Temer (PMDB), caso a presidente da República Dilma Rousseff (PT) sofra o processo de impeachment e seja afastada do cargo.
O Dia Nacional de Paralisação nas Universidades em Defesa da Democracia será organizado pelos Comitês Universitários para “denunciar uma ruptura constitucional e democrática no país, ‘um golpe’”, diz a nota divulgada.
Até o momento, a programação inclui ações dentro e fora das universidades, sendo nos restaurantes universitários, na porta das faculdades, dentro das salas de aula, durante atividades culturais, e com marchas, aulas públicas e assembleias para mobilizar a comunidade acadêmica, estudantes, professores e demais funcionários da educação.
Para a União, o processo de pedido de impeachment conduzido na Câmara dos Deputados é ilegítimo, devido à presença do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB), que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF).
Além disso, os estudantes ressaltam que o vice-presidente Michel Temer “conspira e quer levar adiante um projeto extremamente conservador e atrasado, com uma agenda neoliberal radical”, diz a UNE.
Em Goiás, os atos serão realizados na Pontifícia Universidade Católica (PUC-GO) e na Universidade Federal de Goiás (UFG). Ainda no Centro-Oeste, será realizada uma assembleia geral com 15 cursos na Universidade de Brasília (UnB).