Mais de seis mil estudantes delegados de todos os estados do Brasil participam das votações do Congresso da UNE na Arena Goiânia; processo eleitoral mobilizou 98% das universidades do país
Está chegando ao fim o 54º Congresso da União Nacional dos Estudantes, o principal encontro do movimento estudantil brasileiro. Dez mil estudantes de todos os estados do país vieram a Goiânia para participar das atividades desde a última quarta-feira. Entre eles, mais de seis mil delegados e delegadas realizam as votações finais neste sábado (6), quando são aprovadas as resoluções e o posicionamento da entidade no próximo período, e no domingo (7), quando será eleita a nova presidência e diretoria da UNE. A plenária acontece na Arena Goiânia.
A eleição da UNE é realizada de forma congressual, semelhante ao que ocorre em outras entidades como OAB, CUT e CNBB. Primeiramente, são realizadas eleições diretas nas universidades, para escolher os delegados que terão direito a voto no Congresso. Em 2015, essa etapa inicial mobilizou 98% das universidades do país. Durante o encontro, as chapas de delegados se organizam em teses que são apresentadas, discutidas e eleitas na plenária final. A diretoria é composta proporcionalmente na medida exata dos votos que cada chapa obteve na votação.
Quem ganhar as eleições na UNE estará à frente de sete milhões de universitários brasileiros e terá papel destacado nas lutas dos movimentos sociais brasileiros pelos próximos dois anos. Em diferentes momentos da história, já foram presidentes da UNE personagens como os senadores José Serra e Lindbergh Farias, o ministro Aldo Rebelo e os deputados federais Orlando Silva e Wadson Ribeiro.