Com o tema “Educação Pública Municipal: Responsabilidade de Todos”, está acontecendo nesta segunda-feira (20) e terça-feira (21), o 9º Fórum Estadual Ordinário Undime – Goiás no Augustus Hotel em Goiânia.
O evento tem como objetivo articular, mobilizar e integrar os Dirigentes Municipais de Educação para construir e defender a Educação Pública com qualidade social. E também apontar soluções para trilhar caminhos efetivos e produtivos na administração das políticas educacionais.
A Superintendente de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, Márcia Antunes frisou a importância do evento principalmente para os novos membros das Secretarias “O Fórum tem uma importância enorme para os dirigentes municipais, uma vez que ele traz uma discussão de financiamentos e como se dá a articulação dentro dos municípios para que a gente consiga fortalecer a educação. Nós tivemos esse ano a entrada de novos secretários municipais de educação em boa parte de nossos municípios, então são pessoas que precisam entender como que está funcionando, como que é essa articulação, como que é essa relação com o Ministério da Educação e até mesmo dentro do nosso estado com a Secretaria Estadual de Educação e até mesmo outros órgãos” disse a Superintendente.
Durante os dois dias serão oferecidas palestras a todos os representantes municipais. Também serão realizadas na tarde desta segunda-feira (20), as eleições dos membros da nova Diretoria Executiva, os membros do Conselho Fiscal, do Conselho Nacional de Representantes (CNR), Delegados para o Fórum Nacional da Undime (Fortaleza-CE), além da indicação dos 18 Coordenadores de Polos Regionais da Undime Goiás para o Biênio 2017/2019.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) também está presente no evento atendendo individualmente cada Secretário Municipal. O FNDE é um dos departamentos que existe dentro do Ministério da Educação que trata de financiamento. Márcia explica a contribuição que os representantes do Fundo estão oferecendo para os presentes, “O Fundo e importante para que os municípios entenderem como funciona os recursos que chegam para ele. O FNDE traz justamente essa discussão do financiamento, o que a gente tem de recurso para cada rubrica, para cada programa, como é feito isso, o que a gente pode e não pode fazer” contou.
Representantes da Plataforma Conviva também estão presentes no evento para esclarecer dúvidas dos participantes. A Conviva é uma plataforma que oferece a todos os membros das secretarias de educação do Brasil acesso aos conteúdos, informações e ferramentas sem custo. As ferramentas foram desenvolvidas para apoiar os processos das áreas da gestão da educação. Após o usuário registrar seus dados, a equipe da secretaria pode analisar, planejar, implementar e monitorar melhor suas ações.
Leia Mais: