Publicidade
Cidades
| Em 4 anos atrás

UFG sequencia genoma do coronavírus para identificar variantes em Goiás

Compartilhar

A Universidade Federal de Goiás (UFG) iniciou o sequenciamento genético das primeiras amostras do coronavírus Sars-CoV-2 de pacientes goianos. A ideia é identificar as variantes que circulam no estado.

Já foi feito um teste piloto a partir de amostras obtidas em laboratórios parceiros do projeto, em Anápolis e Goiânia. Os pesquisadores encontraram duas amostras da variante B.1.1.7, do Reino Unido, e duas da P1, identificada primeiro no Amazonas, em Anápolis. Os genomas do vírus da capital mostraram que havia três pacientes infectados com a P1 e 1 B.1 (uma cepa mais antiga).

Publicidade

Segundo a UFG, 120 amostras selecionadas serão analisadas. Metade delas é de pacientes de Goiânia e a outra metade dos demais municípios.

Publicidade

Os resultados serão encaminhados às secretarias para subsidiar o trabalho de combate à pandemia. O laboratório recebeu nos últimos dias as primeiras amostras selecionadas pela SES-GO e Secretaria Municipal de Saúde da capital. A previsão é que em 15 dias seja possível ter os primeiros resultados.

Publicidade

Após o sequenciamento das amostras, os genomas do vírus circulante em Goiás serão comparados com todos os outros genomas do vírus que foram depositados nas bases de dados internacionais disponíveis que têm as diferentes origens. Uma possibilidade é que a partir dos dados obtidos do mapeamento do genoma, novas variantes genéticas também podem ser identificadas e descritas.

“A variante nova aparece por causa das mutações do vírus. O resultado do mapeamento vai permitir verificar se temos em Goiás, somente variantes que já foram descritas para algum lugar do Brasil ou do mundo, ou se temos novas variantes”, explica a professora do Instituto de Ciências Biológicas da UFG e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Mariana Pires de Campos Telles.. Os resultados da pesquisa serão disponibilizados em um banco de dados internacional.

Publicidade
Publicidade