Nesta terça-feira (12), a Rede de Cinemas Digitais (Cinemas em Rede), projeto de cooperação entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), ganhará mais sete salas de cinema.
A partir de agora, serão 12 salas espalhadas pelo Brasil, com o objetivo de explorar possibilidades para circulação de conteúdos e ampliação do acesso a bens culturais e simbólicos via internet, bem como contribuir para dotar o país com recursos técnicos e humanos necessários às iniciativas de investigação e experimentação no campo do cinema e audiovisual digitais.
As sete novas salas serão inauguradas na Universidade Federal de Ouro Preto (Cine Vila Rica); Universidade Federal da Paraíba (Cine Aruanda); Universidade Federal de Goiás (Cine UFG); Universidade Federal Fluminense (Cine Arte UFF); Universidade Federal de Pelotas; Universidade Federal de São Carlos; e Universidade Federal do Espírito Santo (Cine Metrópole).
Elas se juntarão às cinco salas já em funcionamento: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Cine Universitário – Sala Redenção); Universidade Federal da Bahia (Cinema do Vale do Canela); Fundação Joaquim Nabuco (Sala José Carlos Cavalcanti Borges); Cinemateca Brasileira (MinC); e Universidade de São Paulo (Cine USP).
De acordo com uma pesquisa realizada em 2014 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 10,4% dos 5.570 municípios brasileiros possuem sala de cinema. Em diversas dessas localidades, existe um campus de universidade ou instituto federal atendido pela RNP. “A interiorização das redes de alto desempenho permite a ampliação do projeto para diversas regiões do país – atualmente, já são mais de 700 localidades conectadas a infraestrutura de rede acadêmica, com uma capacidade mínima de 100 Mb/s”, conta o gerente de Relacionamento com a Cultura da RNP, Alvaro Malaguti.