A Universidade Estadual de Goiás (UEG) oferecerá curso de Medicina em Itumbiara. De acordo com o reitor, Haroldo Reimer, existe a possibilidade de que as atividades sejam iniciadas em 2018. A previsão é de que sejam ofertadas 20 vagas por semestre.
“Foi uma demanda que surgiu há alguns anos, com expectativa vinculada aos investimentos na construção do câmpus pelo Estado em parceria com a Prefeitura. Desde então tem sido estudada, com interrupções circunstanciais. Ao mesmo tempo em que nos preparávamos internamente, os poderes estadual e municipal acertaram os primeiros investimentos para se vislumbrar como possibilidade real a abertura do curso na cidade”, afirma o reitor da UEG, Haroldo Reimer.
Um grupo de trabalho fará a formatação do Projeto Pedagógico do curso, que será orientado pelo Problem Based Laerning. Em seguida, o projeto passará por aprovação dos Conselhos Superiores da UEG.
A escolha da cidade de Itumbiara se deu pela localização dos cursos de Educação Física, Enfermagem e Farmácia. Desta forma, o câmpus está praticamente estruturado para receber o curso. No entanto, outros equipamentos deverão ser adquiridos. O quadro de funcionários será composto por profissionais da Prefeitura e do Estado.
“A cidade buscou se qualificar para a abertura do curso. Criou os mecanismos e fez os investimentos necessários. Isso é importante a ser destacado. O poder público atuou em parceria com a Reitoria; não apenas nos procurou com a demanda, mas auxilia na busca de soluções”, ressalta o reitor.
O governador Marconi Perillo autorizou a realização de um concurso para contratação de 14 professores e a Prefeitura de Itumbiara fornecerá um aporte financeiro de R$ 2 milhões para a compra de equipamentos.