O reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Haroldo Reimer, informou ao Diário de Goiás que a instituição abrirá mais um concurso público ainda este ano para profissionais de Medicina Veterinária. Neste momento, a UEG está em fase de encerramento de concurso para docentes de Direito e Medicina.
“Há outro concurso em andamento já aprovado pelo governador para a Veterinária de São Luís e mais dois concursos, um para Posse e outro para Porangatu. Então, gradativamente nós vamos fortalecendo a Universidade com um quadro estável. O primeiro é para Veterinária para São Luís, devemos abrir agora em um mês”, disse.
Conforme o reitor, a UEG tem hoje um quadro de servidores efetivos, temporários e pouco mais de 50 cargos comissionados.
Questionado sobre a queda no repasse da UEG feita pelo governo estadual e se o valor é suficiente para todo o custeio administrativo e ainda fomentar a pesquisa, Haroldo Reimer destacou que em 2017 e 2018 houve um repasse acima do previsto no orçamento.
“O governo do Estado de Goiás tem cumprido religiosamente os repasses à Universidade este ano de 2018 assim como em 2017 recebemos mais do que a previsão orçamentária, isso nos possibilita um conjunto de ações, um pacote de bolsas, apoio à pesquisa, uma série de projetos e investimento na infraestrutura. Repasse de 0,15% além dos 2% que temos direito”, disse.
Ainda segundo o reitor, a perspectiva agora é tentar aumentar esse orçamento de 2% para 3%. “Nós estamos trabalhando em cima da proposta de aumento para 3%. Com isso nós já teríamos uma folga orçamentária para muitos anos, possibilitando esse conjunto de projetos que temos pela frente, como o curso de Medicina, de Direito, de Psicologia que começamos agora, os demais cursos, mas também o Programa UEG em Rede, que é um vigoroso programa incentivado pelo governador José Eliton para levar ensino superior a praticamente todas as cidades do Estado de Goiás. Isso é possível com planejamento, competência e financiamento”, concluiu.
{nomultithumb}