A UEFA anunciou nesta quarta-feira (22) que, com a definição das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa, as seis primeiras posições do ranking de países da entidade estão definidas com Espanha, Alemanha, Inglaterra, Itália, França e Rússia – Portugal foi a única mudança em relação ao ano anterior.
Por serem os quatro primeiros, espanhóis, alemães, ingleses e e italianos terão cada um quatro vagas garantidas na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2018/19, enquanto franceses e russos terão dois classificados diretos aos grupos e mais uma equipe cada participando das etapas preliminares da competição.
Os demais países no top 10 do ranking da Uefa terão direito a uma vaga direta nos grupos e outra na etapa qualificatória. No momento, Portugal, Ucrânia, Bélgica e Turquia preenchem em ordem crescente da sétima à décima posição, mas estas ainda não estão definidas.
Entre os clubes, o Real Madrid é o primeiro colocado, seguido de Bayern de Munique, Barcelona, Atlético de Madri e Juventus. Monaco e Leicester foram os clubes que mais subiram no ranking, com os franceses na 32ª colocação e os ingleses na 56ª.
Os cálculos da Uefa para a definição de um ranking entre os países são baseados no desempenho dos clubes entre as temporadas de 2012/13 e 2016/17.