Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 5 anos atrás

‘Uber’ da Prefeitura de Aparecida promete economia de tempo e combustível

Compartilhar

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia lançou na manhã desta sexta-feira (17) o Sistema Integrado de Gestão de Automóveis (Siga). Segundo a administração, o sistema, durante a fase de testes, rendeu economia de 43% na quilometragem rodada pelos carros e 23% no combustível utilizado.

O aplicativo funciona nos moldes de outros apps como 99Pop e Uber e é responsável pelo gerenciamento da frota de veículos leves que atendem 11 secretarias na Cidade Administrativa.

Publicidade

A ferramenta possibilitará que os servidores públicos de Aparecida solicitem veículos sempre que necessitarem se deslocar do Paço Municipal para realizar atividades profissionais, dentro do horário de expediente, em outro local.

Publicidade

De acordo com o diretor de veículos leves, Leonardo Silva, a frota começará com os 15 carros utilizados nos testes, entre outubro e dezembro, mas deve ser ampliada para 150.

Publicidade

“O sistema é muito simples. Todos os motoristas ficaram satisfeitos. Vai mudar a forma de atendimento, pois antes o motorista ficava na mão de uma secretaria só. Agora vai ter mais autonomia”, avaliou.

Otimização

Publicidade

Para o secretário de Ciência e Tecnologia, Cleomar Rocha, o trabalho e os recursos serão otimizados com a utilização do Siga. Conforme Rocha, o software que rege a ferramenta monitora as localizações de todos os carros e direciona o mais próximo ao passageiro, garantindo economia de tempo e recursos.

“A gente vai otimizar todos esses recursos fazendo com que a nossa frota atenda mais de uma secretaria. Em vez de a pessoa ficar aguardando o carro da própria secretaria, ela poderá usar qualquer veículo da frota. Isso significa uma agilidade maior do atendimento e uma otimização dos recursos, que serão compartilhados entre as secretarias”, explicou.

O motorista Francivaldo da Serra é um dos pioneiros no sistema e avalia que o Siga melhora o trabalho também dos motoristas. “Agora seremos chamados no momento em que você realmente vai fazer o trabalho”, disse.

Utilização

Para usar o serviço, o servidor deve fazer download gratuito do aplicativo Siga Aparecida inicialmente disponível para smartphones que utilizam o sistema operacional Android. No momento do cadastro o usuário deve informar uma senha que será gerada após confirmação do número de matrícula.

Foi solicitado de cada secretaria a relação dos funcionários que utilizam o transporte interno. Quando esse usuário instalar o aplicativo ele deve informar apenas login e senha de rede que ele já utiliza no dia a dia de trabalho.

 

 

Publicidade
Rafael Tomazeti

Jornalista