A reunião preparatória para o III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS) foi realizada nesta sexta-feira (6), em Aparecida de Goiânia. Prefeitos e prefeitas de Goiás e do Tocantins participaram da reunião, viram a apresentação de como será o Encontro e sugeriram novos debates e palestrantes. O EMDS é promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em parceria com o Sebrae e diversas instituições financeiras.
Na ocasião, grupos musicais também se apresentaram para animar a reunião. Antes de começar, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), e o diretor do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guilherme Lacerda, assinaram um contrato de empréstimo de aproximadamente R$ 40 milhões para modernização da cidade.
Participaram da reunião também vereadores, deputados estaduais e federais, reitores da Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG) e do Instituto Federal de Goiás (IFG), além do secretário de Estado da Secima, Vilmar Rocha, representando o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e o secretário Municipal de Meio Ambiente, Pedro Wilson, representando o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT).
De acordo com o Maguito Vilela, vice-presidente nacional do FNP, o Encontro, que será realizado nos dias 7, 8 e 9 de abril, em Brasília, também contará com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), ministros, governadores e secretários municipais e estaduais. Além de sugerir e discutir soluções para problemas graves das cidades, como saneamento básico, asfalto, água tratada, haverá a reivindicação de melhorias, como maior repasse de recursos da União para os municípios. Para Maguito, com a ideia de ajudar os muicípio, o Brasil também será ajudado.
– “O cidadão mora e vive nos municípios, é aqui que ele precisa de água, esgoto, energia, saúde. Então, resolvendo os problemas do município, resolvemos o problema do país”, afirmou em entrevista coletiva.
Apresentadas as informações em slide, os organizadores do III Encontro esperam que pelo menos cinco mil pessoas participem. Também foi mostrado o local e explicado como fazer a inscrição, que é gratuita, e credenciamento. O evento contará com salas temáticas, palestras, demonstração de produtos e serviços de empresas que queiram divulgar seu trabalho, além de eleição e posse da nova diretoria da Frente Nacional de Prefeitos.
Divididos em diferentes espaços, serão destinados espaços para encontros, reuniões, entre outros. Haverá a “Praça de Boas práticas”, destinada à reunião de entidades nacionais e internacionais que vão certificar e premiar prefeitos; o “Ponto de Encontro”, um local específicos para reuniões; o “Caminho das cidades”, onde os gestores municipais poderão mostrar as melhorias que promoveram em cada administração; o “Expo Cidades”, que terá como foco a demonstração de produtos e serviços por parte de empresas que auxiliem na melhoria e qualidade do serviço público; o “Arena de Diálogo”, para interação entre prefeitos e demais parlamentares; o “TED”, pequenas palestras; entre outros.
Os assuntos a serem debatidos são referentes ao desequilíbrio financeiro e qualificação dos gastos das Prefeituras, desafios dos municípios do G100, desafios da gestão metropolitana regional, qualificação de serviços para a saúde pública, violência urbana e redefinição de recursos para segurança pública, avaliação do Programa Mais Médicos e Mais Especialidades, crise hídrica e industrial, combate e prevenção à corrupção, mobilidade urbana, cidades educadoras e do futuro.