O Diário de Goiás transmite ao vivo a partir das 14 horas de hoje o treino classificatório da 5ª etapa do campeonato de Formula Truck.
Será a primeira vez que uma etapa será transmitida pela internet e você internauta poderá acompanhar toda a velocidade dos caminhões em qualidade HD.
O Diário de Goiás transmite o treino Classificatório e a corrida amanhã,12, também ao vivo.
Veja o treino:
{youtube}VW6XAR9bkaI{/youtube}
Os mais rápidos no terceiro treino livre para a quinta etapa:
1º) Leandro Totti (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, 1min45s750, média de 130,6 km/h
2º) Wellington Cirino (Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min45s881
3º) Felipe Giaffone (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, 1min46s007
4º) Paulo Salustiano (Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 
1min46s076
5º) Diogo Pachenki (Mercedes-Benz), Copacol Racing Truck, 1min46s259
6º) Djalma Fogaça (Ford), DF Racing Fans, 1min46s435
7º) André Marques (MAN), RM Competições, 1min46s668
8º) David Muffato (Scania), Muffatão, 
1min46s847
9º) Beto Monteiro (Iveco), Lucar Motorsports, 1min46s992
10º) Roberval Andrade (Scania), Corinthians Motorsport, 1min47s039
11º) Régis Boessio (Volvo), Boessio Competições, 1min47s104
12º) Rogério Castro (Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min47s979
13º) Débora Rodrigues (Volkswagen Constellation -MAN), RM Competições, 1min48s616
14º) Luiz Lopes (Iveco), Lucar Motorsports, 1min48s638
15º) R
aijan Mascarello (Ford), DF Racing Fans, 1min49s177
16º) Gustavo Magnabosco (Scania), Corinthians Motorsport, 1min49s936
17º) Jaidson Zini (Iveco), Dakar Motorsport, 
1min50s307
18º) Pedro Muffato (Scania), Muffatão, 

1min50s491
19º) Alex Fabiano (Volvo), Clay Truck Racing, 1min51s522
20º) Adalberto Jardim (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, 1min54s277
21º) Fabiano Brito (Scania), Falsi & Falsi Racing, 
1min54s723
22º) Leandro Reis (Ford) Reis Peças Competições, 2min703s707
Os pilotos que terminaram nas posições ímpares (1º, 3º, 5º, 7º, 9º, 11º, 13º, 15º, 17º 19º, 21º) integram o Grupo A, enquanto os que encerraram nos postos pares (2º, 4º, 6º, 8º, 10º, 12º, 14º, 16º, 18º, 20º, 22º) formam o Grupo B. Os caminhões da série A entram na pista a partir das 14 horas e terão 15 minutos para definir os cinco mais velozes. Os do Grupo B treinam, durante os mesmos 15 minutos, mas a partir das 14h30, e lutam pelos cinco primeiros lugares.
Os dez mais velozes, cinco do Grupo A e cinco do B, independentemente dos tempos obtidos, se classificam para o Top Qualifiyng, que com 10 minutos de duração, a partir das 15h05, decide a quinta pole position da temporada. Até agora, em quatro etapas, somente Paulo Salustiano, vice-líder do Campeonato Brasileiro, conseguiu quebrar a hegemonia de poles de Felipe Giaffone, o líder. Felipe marcou as três primeiras do ano (Caruaru, Campo Grande e Londrina) enquanto que Salustiano foi o mais veloz no Velopark, onde venceu de ponta a ponta. Os três primeiros na classificação geral: Felipe Giaffone, Paulo Salustiano e Djalma Fogaça, usam o restritor de potência.
Classificatório – Grupo A
Leandro Totti (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições
Felipe Giaffone (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições
Diogo Pachenki (Mercedes-Benz), Copacol Racing Truck
André Marques (MAN), RM Competições
Beto Monteiro (Iveco), Lucar Motorsports
Régis Boessio (Volvo), Boessio Competições
Débora Rodrigues (Volkswagen Constellation -MAN), RM Competições
Raijan Mascarello (Ford), DF Racing Fans
Jaidson Zini (Iveco), Dakar Motorsport
Alex Fabiano (Volvo), Clay Truck Racing
Fabiano Brito (Scania), Falsi & Falsi Racing
Classificatório – Grupo B
Wellington Cirino (Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz
Paulo Salustiano (Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz
Djalma Fogaça (Ford), DF Racing Fans
David Muffato (Scania), Muffatão
Roberval Andrade (Scania), Corinthians Motorsport
Rogério Castro (Mercedes-Benz), ABF Racing Team
Luiz Lopes (Iveco), Lucar Motorsports
Gustavo Magnabosco (Scania), Corinthians Motorsport
Pedro Muffato (Scania), Muffatão
Adalberto Jardim (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições
Leandro Reis (Ford) Reis Peças Competições
Restritor de potência
Criado em 2015 para dar mais equilíbrio ainda ao Campeonato Brasileiro da Fórmula Truck, o restritor é uma peça colocada na entrada de ar do turbo que reduz a potência dos motores dos três primeiros colocados na classificação geral. O líder na classificação geral usa um com entrada de 74 milímetros, que tira cerca de 70 cavalos do motor. O segundo na tabela do Campeonato Brasileiro utiliza o de 76mm e não pode aproveitar algo em torno de 50 HP do motor, enquanto que o terceiro colocado usa o de 78 milímetros e perde aproximadamente 30 cavalos de potência. Desde o início da temporada, Djalma Fogaça foi o único a se manter entre os três primeiros em todas as etapas e, consequentemente, a usar o restritor.