Tomaram posse os secretários que foram remanejados de pasta. Foram empossados, José Eliton, na Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP); Thiago Peixoto, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED) e Joaquim Mesquita, na Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan). Os gestores destacaram que pretendem continuar as ações desenvolvidas pelos antecessores.
Segurança Pública
Em longo discurso, cerca de 24 minutos o vice-governador José Éliton ressaltou que “bandido tem que ter medo de polícia”. Para ele é algo que mexe com a sensação de segurança do cidadão. O novo secretário de Segurança Pública prometeu que na próxima semana pretende encaminhar a Assembleia Legislativa projeto que visa dificultar o desmanche de veículos em Goiás.
“Acho que é buscar fazer com que o Estado de Goiás encontre um ambiente mais tranquilo. O combate à violência não começou hoje e não vai terminar amanhã. É uma ação continuada. Temos uma resposta a dar a sociedade por conta dos últimos acontecimentos”, afirmou o novo secretário, José Éliton.
O ex-secretário Joaquim Mesquita afirmou que não se sente frustrado por ter deixado a pasta da Segurança Pública. Ele argumentou que foi um dos secretários que ficou a mais tempo a frente do setor, três anos e três meses.
“Cada dia que passa é um dia a menos, cada dia que passa é evidente que estamos mais próximos de concluir o trabalho. É evidente que uma pasta como a secretaria de segurança pública, qualquer gestão num intervalo de três anos e três meses estava próxima de ser concluída, talvez poucos secretários permaneceram o tempo que lá permaneci. O importante que estamos a disposição do governador, com muito orgulho e satisfação com nossa equipe.
Desenvolvimento
O deputado federal Thiago Peixoto (PSD) deixa a área de Gestão de Planejamento para assumir a pasta. Ele destacou que a chegada até a Secretaria de Desenvolvimento foi por articulação do vice- governador, José Éliton Júnior.
Peixoto pretende seguir recomendações deixadas pelo vice- governador e continuar buscando atração de empresas para Goiás, fortalecendo a política de incentivos fiscais.
“Entendo que é uma responsabilidade muito grande. É um projeto que é de continuidade, mas não de continuísmo pra gente fortalecer as principais ações que a SED tem. Eu destacaria além de uma política forte de atração de empresas com incentivos fiscais, também uma política muito forte com relação à competitividade, ciência e tecnologia e ao Inova Goiás, que é um novo marco de desenvolvimento para nosso estado”, relatou o novo titular da SED.
Thiago Peixoto afirmou ainda que não haverá nenhum tipo de ruptura, de grandes alterações de percurso.
Gestão e Planejamento
Durante solenidade, o secretário de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita, agradeceu ao governador pela oportunidade de pela segunda vez participar da administração estadual.
O secretário relatou que algumas atividades das pastas são similares. Ele afirmou que ainda não teve tempo, mas que pretende reunir-se com Thiago Peixoto para que ele o informe das ações em andamento e passe orientações relativas a continuidade da gestão da secretaria.
“A gestão das atividades é similar, temos gestão de recursos, gestão de pessoas. Na Segplan temos a gestão de todas as áreas do governo. Os últimos momentos foram de transmitir ao nosso vice-governador informações que possam auxiliar na sua gestão na Segurança. Agora que vou sentar com o secretário Thiago e colher dele as informações, orientações e sugestões e ter a inteireza do que está sendo feito na Segplan” explicou.
Cenário Político
Quanto ao cenário politico o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), ressaltou que José Éliton teve coragem ao aceitar ir para a área de Segurança Pública.
O chefe do Executivo destacou que o cidadão para continuar na vida pública precisa ter coragem, aceitar desafios. Ele destacou que vinha conversando, procurando as melhores alternativas.
“Tomamos a decisão de criar uma força tarefa permamente. Ontem me perguntaram em entrevista coletiva. Não tem como abrir o jogo numa hora tão crucial como esta. Temos que resolver primeiro as coisas para anunciar”, afirmou Perillo.
Quando a pré-candidatura para 2018, o novo secretário de Desenvolvimento, Thiago Peixoto, avalia que o nome natural da sucessão de Perillo continua sendo do vice- José Éliton.
“Nós temos uma candidatura natural do governo em 2018, que é o vice- governador. Eu acho que ele vai para um grande desafio. De forma alguma esta naturalidade da pré-candidatura ser dele não muda. Até porque ele participou da minha ida para a SED. Foi uma boa conversa, em que ele participou, influenciou e eu claro faço parte deste projeto, que é de quem tem compromisso com o nosso estado”, afirmou.
Thiago Peixoto que sofria com desgastes junto ao funcionalismo público admitiu que a nova pasta o dê mais tranquilidade. Para ele a ida para a SED não foi por razões políticas.