Os sete candidatos à prefeitura de Goiânia participam hoje da primeira rodada de debates promovida pela TV Goiânia, filiada da Rede Bandeirantes em Goiás. A transmissão será ao vivo às 22 horas. Além da Capital goiana, as propostas dos candidatos às prefeituras de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Palmas, Curitiba e outras 15 cidades serão exibidos pela Band.
O debate terá duas horas e meia de duração que, por sua vez, serão divididas em cinco blocos. No primeio, perguntas de telespectadores e internautas que deverá ser respondida por todos os candidatos em um minuto e meio, cada.
No segundo bloco, os candidatos escolherão um oponente para fazer uma pergunta em um minuto. Será concedido um minuto e meio para a resposta, assim como para a réplica e um minuto para a tréplica.
O mediador fará perguntas a todos os candidatos no terceiro bloco. Os questionamentos será montado a partir de sugestões dos telespectadores. A pergunta poderá ser feita em 45 segundos, enquanto a resposta e o comentário, em um minuto e meio.
No quarto bloco, o formato do segundo se repete. Na última parte, os candidatos terão um minuto para fazer suas considerações finais.
A expectativa, já demonstrada pelos candidatos, é de ataques ao prefeito Paulo Garcia (PT). Ele lidera as pesquisas de intensões de voto e as de rejeição popular. Até o momento, os debates têm sido de sete contra um. Todos contra Paulo. As polêmicas envolvendo a reforma do Mutirama, do Zoológico e a interdição das avenidas nos arredores deverão pautar as discussões.
Outro tema que provavelmente será abordado no discurso, será o envolvimento de alguns candidatos com o escândalo Cachoeira e com a empresa Delta Construtora.
Paulo defende a bandeira sustentável de qualidade de vida. Jovair enfatiza a saúde e transporte público. Isaura, educação. Elias Júnior aborda benefícios voltados para classes com menor poder aquisitivo. Simeyzon Silveira, os ideiais familiares dos partidos conservadores. Pantaleão e José Netho levantam a discussão de renovação da gestão municipal. O cruzamento dessas ideias voltado à sucessão municipal será exibido hoje, pela primeira vez na televisão.