Publicidade
Política
| Em 1 mês atrás

TSE lança Simulador de Votação para ajudar eleitores a praticar antes das eleições municipais

Compartilhar

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oferece a partir dessa quarta-feira (2) o Simulador de Votação, uma ferramenta acessível para que eleitores possam se preparar antes de domingo (6). Disponível no Portal do TSE, o simulador permite que qualquer pessoa pratique o processo de votação na urna eletrônica de forma prática e intuitiva e ainda conta com áudio na urna e um vídeo de tutorial.

Ao acessar a ferramenta, o eleitor pode escolher se deseja treinar para eleições municipais ou gerais. Este ano, os eleitores vão às urnas para eleger vereadores, prefeitos e vice-prefeitos em 5.569 cidades. Em Goiás, maior colégio eleitoral do Centro-Oeste, mais de 5 milhões de pessoas estão aptas a irem às urnas em 92 zonas eleitorais dos 246 municípios goianos no domingo, um aumento de 5,26% em seu eleitorado em relação a 2022.

Publicidade

Experiência completa no Simulador de Votação do TSE

O simulador oferece uma experiência completa, com candidatos e partidos fictícios como Esportes, Ritmos Musicais, Profissões, Festas Populares e Folclore, garantindo que o usuário entenda cada etapa do processo. As sugestões de candidatos fictícios são divertidas, como Lobisomen e Cuca no Partido do Folclore, ou Boxe e Alterofilismo no Partido dos Esportes.

Publicidade

Para começar, basta selecionar a opção “Votando no 1º Turno” e seguir as instruções. A simulação inclui a escolha de um vereador e, em seguida, de prefeito e vice-prefeito, permitindo que o usuário aprenda a digitar o número correto e confirmar o voto, da mesma forma como ocorre na urna eletrônica oficial.

Publicidade

Outra vantagem da ferramenta é a possibilidade de treinar quantas vezes quiser. Caso o usuário cometa algum erro, o simulador permite corrigir a escolha de forma simples, oferecendo explicações sobre o que foi feito de forma incorreta e como ajustar. Além disso, é possível simular votos em branco ou nulos, proporcionando uma visão completa do que esperar no dia da eleição.

Essa prática virtual tem caráter didático, e o TSE ressalta a importância de “se familiarizar com o processo para evitar dúvidas no momento da votação oficial”. Com a ajuda do simulador, o eleitor pode ir às urnas mais confiante e seguro de suas escolhas, garantindo a plena participação no processo democrático.

Publicidade
Publicidade
Marília Assunção

Jornalista formada pela Universidade Federal de Goiás. Também formada em História pela Universidade Católica de Goiás e pós-graduada em Regulação Econômica de Mercados pela Universidade de Brasília. Repórter de diferentes áreas para os jornais O Popular e Estadão (correspondente). Prêmios de jornalismo: duas edições do Crea/GO, Embratel e Esso em categoria nacional.