O presidente dos EUA, Donald Trump, publicou no Twitter, neste domingo (2), um vídeo em que aparece batendo e derrubando uma pessoa com o logotipo da rede CNN no lugar do rosto. Trata-se do mais recente episódio da guerra de Trump contra a mídia americana.
O vídeo postado por Trump é de um espetáculo real de 2007, ocorrido em uma arena de luta livre, quando Trump, então uma estrela da TV, levou o dono da WWE (empresa que promove shows de luta livre), Vince McMahon, ao chão em sua “batalha dos bilionários”. O vídeo, porém, foi editado com o logotipo da CNN no lugar do rosto de McMahon.
O vídeo termina com uma imagem semelhante ao logotipo da CNN, mas com a sigla FNN -representando “Fraud News Network” (“Rede de Notícias Fraudulentas”)-, o último apelido de Trump para um dos seus alvos de mídia mais frequentes.
O canal de televisão respondeu e disse que é “um dia triste quando o presidente dos Estados Unidos incentiva a violência contra repórteres”.
Nos últimos dias, Trump tem estado em guerra aberta com jornalistas e emissoras.
Na quinta-feira, pouco depois de Mika Brzezinski, âncora do programa “Morning Joe”, na MSNBC, dizer que Trump estava mentindo na internet sobre uma reportagem do “New York Times”, o presidente usou o Twitter para chamar Brzezinski de “louca de baixo QI” e Joe Scarborough, seu colega no programa, de “maluco”.
Ele disse que recusou um convite para se juntar aos dois durante a época do Réveillon, quando eles tentaram entrevistá-lo em seu resort na Flórida e “ela sangrava horrores [por causa] de um facelift [plástica no rosto]”.
No dia seguinte, os jornalistas da rede MSNBC rebateram os ataques. Durante o programa, eles afirmaram que o comportamento de Trump é “assustador e muito triste para os Estados Unidos”. “Nós estamos OK. O país não está”, afirmou o âncora Scarborough.
Neste sábado, o presidente voltou à carga. No Twitter, ele atacou novamente Scarborough e Brzezinski.
De seu clube de golfe em New Jersey, ele disse “O louco Joe Scarborough e a burra como uma pedra Mika não são más pessoas, mas seu programa de baixa audiência é dominado pelos chefes da NBC”.
Trump também disse que a âncora Greta Van Susteren “perdeu seu programa na MSNBC porque se recusou a seguir com o ódio a Trump!”.
ALVOS
O alvo mais constante de Trump vinha sendo a rede CNN, que, na última semana, tirou do ar uma reportagem que afirmava que o Congresso estaria investigando um “fundo de investimento russo com laços com funcionários de Trump”.
De acordo com a emissora, a reportagem, que citava uma fonte anônima, não estava dentro de seus padrões editoriais. Três jornalistas ligados à reportagem se demitiram.
Também neste sábado, ele disse “Estou extremamente satisfeito de ver que a CNN finalmente foi exposta como #fakenews [notícia falsa] e jornalismo lixo. Já era hora”.
(FOLHA PRESS)
{source}
<<blockquote class=”twitter-tweet” data-lang=”pt”><p lang=”und” dir=”ltr”><a href=”https://twitter.com/hashtag/FraudNewsCNN?src=hash”>#FraudNewsCNN</a> <a href=”https://twitter.com/hashtag/FNN?src=hash”>#FNN</a> <a href=”https://t.co/WYUnHjjUjg”>pic.twitter.com/WYUnHjjUjg</a></p>— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) <a href=”https://twitter.com/realDonaldTrump/status/881503147168071680″>2 de julho de 2017</a></blockquote>
<script async src=”//platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>>
{/source}
Leia mais
Em novo ataque, Trump diz que jornalista é ‘burra como uma pedra’