O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um pronunciamento nesta quarta-feira (8), e durante cerca de 20 minutos, e pela primeira vez se posicionou após o ataque do Irã a bases com tropas estadunidenses no Iraque. Trump avaliou que “parece que o Irã está recuando” e cobrou um novo acordo nuclear.
Donald Trump disse que as Forças Armadas estão preparadas para qualquer ação. O presidente dos EUA cobrou das potências mundiais uma posição contra o Irã e pediu que um novo acordo nuclear seja feito.
O presidente disse que se que os Estados Unidos querem abraçar a paz e que não têm intenção de usar seu poderio militar contra o país persa. Ele confirmou que nenhum soldado do país foi morto ou ferido durante a operação iraniana e que os danos às instalações dos EUA foram mínimos.
Ao lado do vice-presidente Mike Pence, do secretário de Defesa, Mike Pompeo e de diversas figuras da alta cúpula das Forças Armadas dos EUA, Trump defendeu o ataque que matou o general Qassem Soleimani, comandante das Forças Quds da Guarda Revolucionária do Irã. Para o presidente os EUA agiram para “eliminar o maior terrorista do mundo”.
Trump anunciou ainda que irá impôr mais sanções ao governo iraniano, mas não deu maiores detalhes sobre quais seriam estas medidas.
Leia mais sobre o assunto
Irã ataca bases americanas no Iraque e eleva tensão no Oriente Médio