O prefeito de Trindade, Marden Júnior, assinou na manhã da última quinta-feira (02 ) o credenciamento da primeira instituição entre as que se candidataram para prestar serviços como consultas, exames e cirurgias. O edital de chamamento 001/2023 foi aberto no dia 16 para pactuar o credenciamento de hospitais e clínicas, e já atingiu os serviços necessitados pelo município com 11 instituições aprovadas.
Pelo edital, poderiam se candidatar instituições de saúde aptas para: consultas; internações e o conjunto de procedimentos e serviços realizados nas internações (cirurgias e tratamentos, por exemplo); serviços médicos e de apoio para diagnóstico terapêutico; ambulatoriais para exames de laboratório; para exames cardíacos; para exames de imagem de média e alta complexidade; e para exame de diagnose.
A primeira a ser credenciada foi a Unigoyases, mantenedora em Trindade do Hospital Dia Augusta. Estavam no evento de assinatura o secretário interino da Saúde e secretário municipal da Indústria, Comércio e Serviços Gustavo Queiróz, e o reitor da instituição, Carlos Augusto Botelho, a presidente da Associação União de Goyazes, Maria Aparecida Oliveira Botelho, o deputado estadual de Trindade Cristiano Galindo, que é profissional da Saúde, vereadores do município e outras autoridades.
Marden Júnior citou que a população vai poder se beneficiar com exames, consultas e outros procedimentos na Unigoyases. “É uma instituição que possui uma estrutura de atendimento que é referência em Trindade e no estado. Nos deixa feliz poder valorizar nossa população com um serviço de qualidade”, destacou.
O reitor da Unigoyases, Carlos Botelho, também reforçou que a instituição vai oferecer uma estrutura diferenciada, ampla e com muita qualidade para a população trindadense. “Temos uma maternidade, um serviço de oncologia”, citou.
O secretário Gustavo Queiróz explica que a rotina regulatória continuará a mesma, com o diferencial positivo de oferecer mais profissionais e instituições para atender os usuários do SUS de Trindade. Ou seja, a consulta é realizada nas UBSs e, havendo pedido de exames ou encaminhamento para especialistas, o paciente protocola esses pedidos na Secretaria Municipal de Saúde e ela faz a liberação encaminhando também para as unidades credenciadas.
“A diferença é que, com o credenciamento, a prefeitura pode contratar mais exames e consultas para reduzir a fila porque além dos Centros Médicos que já oferecemos gratuitamente, o município vai comprar exames e consultas destas clínicas e hospitais particulares credenciados”, detalha Gustavo Queiróz.