Categorias: Cidades

Trindade recebe patrulha de atendimento especial à mulher

O município de Trindade recebeu a Patrulha Maria da Penha. O trabalho, que entra em vigor da Lei Maria da Penha, foi levado para 20 municípios Goianos. Até agora, apenas alguns municípios contam com o atendimento especial à mulher, como Goiânia, Aparecida de Goiânia, Posse, Águas Lindas, Anápolis, Cidade de Goiás e atualmente Trindade. A inauguração aconteceu no auditório da Academia de Polícia Militar em Goiânia, com a presença do Major Ênio Hans, comandante do 22º Batalhão Terra Santa e com a titula da Delegacia de Atendimento à Mulher de Trindade, Renata Vieira da Silva Freitas.

A Patrulha Maria da Penha, que é um projeto pioneiro da Polícia Militar, criando em 2015, teve início na região noroeste de Goiânia e agora se estende para toda a região metropolitana da capital. O objetivo é promover o atendimento qualificado às mulheres vítimas de violência e apoiar o cumprimento das medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha.

As equipes compostas por três policiais militares, sendo duas mulheres, fazem rondas e atendem ao chamado de mulheres vítima de violência. O grupo recebeu treinamento específico para fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas determinadas pelo Poder Judiciário. Segundo a prefeitura de Trindade, a presença de mulheres no atendimento faz com que as vítimas se sintam menos constrangidas e mais acolhidas ao contar o que aconteceu.

A patrulha tem a intenção de realizar o atendimento adequado de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, além de fazer o acompanhamento daquelas que estejam sob a tutela de medidas protetivas de urgência expedidas pela justiça.

A prefeitura acredita que a Lei Maria da Penha tenha representado uma grande mudança no Estado de Goiás, pois os crimes contra a mulher começaram a ser tratado de forma diferente, a partir do início da vigência deste diploma legal, com maior vigor penal no Brasil.

De acordo com a titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Trindade, Renata Vieira o atendimento da Patrulha será mais próximo da vítima. Pois, ele oferece um suporte mais especial e mais eficiente. “A Patrulha terá o papel de proteger e garantir as medidas protetivas já aplicadas”, conta a delegada.

Para Renata, o atendimento à mulher agora será mais ágil. “A mulher pode ligar e solicitar a Patrulha e ela terá seus direitos garantidos”, acrescenta. 

Leia mais:

Larissa Laudano

Notícias Recentes

Advogado do Mobiliza é anunciado como vice por Rogério Cruz na disputa pela prefeitura de Goiânia

Foi oficializado pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o nome do advogado Jaroslaw Daroszewski…

09/08/2024

Condenado por propaganda política extemporânea, Alcides culpa “ciúme de adversários”

O candidato a prefeito de Aparecida de Goiânia, Professor Alcides (PL), foi condenado pelo Tribunal…

09/08/2024

Campeãs de tudo, Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris

A dupla Duda e Ana Patrícia se sagrou campeã olímpica do vôlei de praia em…

09/08/2024

Jogos Olímpicos: Alison dos Santos se supera e conquista bronze nos 400m com barreiras

Mais uma medalha para a coleção! O brasileiro Alison dos Santos, o “Piu”, conquistou a…

09/08/2024

TRE autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa de vereadores do PP

TRE devolve acesso ao sistema e autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa;…

09/08/2024

Matheus Ribeiro propõe projeto de capacitação profissional para jovens goianienses

O candidato a prefeito de Goiânia pelo PSDB, Matheus Ribeiro, pretende criar um projeto para…

09/08/2024