A Prefeitura de Goiânia inaugurou nesta sexta-feira (6) a trincheira da Rua 90, no Setor Sul. A solenidade contou com a presença do prefeito Iris Rezende e do governador Ronaldo Caiado. O tráfego de veículos na pista também foi liberado.
Parte integrante do sistema do BRT, o complexo da trincheira se completa com os dois viadutos na Avenida 136 e se torna elemento fundamental para melhorar a mobilidade urbana das regiões Central e Sul da cidade, no cruzamento onde transitam diariamente mais de 100 mil veículos particulares e mais de 120 mil usuários do transporte público.
“A cidade toda sabe, quando assumimos a prefeitura essa obra (BRT) estava paralisada há mais de um ano porque a Prefeitura não conseguia pagar a contrapartida. Colocamos a casa em ordem, reiniciamos a obra e hoje estamos inaugurando o trecho que é o mais complexo, que vem atender já de imediato a questão do trânsito aqui na região. Vamos dar continuidade à obra e lutar para que até o final do próximo ano nós estejamos entregando a obra toda, lá do Norte ao Sul da cidade, disse o prefeito Iris Rezende durante a inauguração. “O ritmo é esse, colocamos a casa em ordem e agora não paramos mais” , completou.
O secretário municipal de Infraestrutura, Dolzonan Matos, afirmou que o material utilizado foi o melhor do mercado: “É uma obra que foi feita dentro da mais alta tecnologia, com concreto de qualidade para somar na melhoria da mobilidade de Goiânia”, disse. A Rua 90 ainda tem outras obras de revitalização nas calçadas, na iluminação, no paisagismo e também com nova sinalização de trânsito.
A trincheira possui 350 m de comprimento, 7,20 m de profundidade, 18 m de largura de pista de rolamento e aproximadamente 4.000 m² de paredes em placas de concreto pré-moldado com pintura antipichação. A construção consumiu 2.800 m³ de concreto e aproximadamente 315 toneladas de perfis metálicos. A construção do empreendimento contou com mão de obra de cerca de 450 trabalhadores.
Os dois viadutos foram construídos em concreto protendido, técnica que evita fissuras e reduz a possibilidade de corrosão do aço e da deterioração do concreto, além de oferecer à estrutura uma maior capacidade para suportar cargas móveis, choque, vibração e vencer grandes vãos. Foram utilizados 480 m³ de concreto para a construção dos dois viadutos.
O empreendimento recebeu o nome de Complexo Viário Conselheiro Sodino Vieira em homenagem ao ex-deputado estadual e ex-presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, falecido em 24 de novembro de 2013.
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