Categorias: Cidades

Três mil vagas ainda não foram preenchidas na Educação Infantil em Goiânia

A Prefeitura de Goiânia ofereceu para o ano letivo de 2016 13 mil vagas para a rede municipal de ensino. Destas, dez mil foram preenchidas, com a matrícula feita pelo site da administração municipal e confirmadas nas unidades de educação. Ou seja, três mil vagas ainda não foram preenchidas.

Para isso, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), está fazendo um trabalho de “repescagem”, buscando as famílias ainda não atendidas, para oferecer as vagas. Segundo a diretora de administração educacional da SME, Clarislene Domingos, esse trabalho é lento e feito por telefone.

“Tem uma semana que estamos distribuindo essas vagas novamente. Esse trabalho é um pouco mais lento porque as equipes entram em contato com aquelas famílias que, inicialmente, não havia conseguido a vaga. Muitos pais pedem um prazo para ver se vão aceitar a vaga ou não, muitas vezes não conhecem o Cmei, não sabem se fica distante, se é possível levar a criança”, explicou.

De acordo com Clarislene Domingos, mesmo não tendo vaga em unidades de educação no mesmo bairro em que a família da criança mora, compensa os pais ou responsáveis fazerem um esforço para aceitar e utilizar a vaga.

“É um serviço de alta qualidade, em período integral. Essa família tem um atendimento das 7h às 17h30, no máximo até 18h, que é o horário que [os pais] podem buscar o filho no Cmei. Não é só de compensar, é de dar oportunidade para essa criança”, afirmou.

Ainda durante entrevista à Rádio Vinha FM, na manhã desta terça-feira (2), a diretora informou que a Prefeitura disponibiliza as vagas tanto em escolas municipais quanto em instituições conveniadas.

Déficit

Segundo Clarislene Domingos, o déficit de vagas é maior para crianças entre zero e três anos de idade. Ao todo, o município atende atualmente cerca de 64% das crianças que possuem essa faixa etária, chamada de idade de creche.

“É uma idade em que a criança necessita de mais cuidado, seja individual e até mesmo cuidados educacionais. Hoje, nós estamos a nível de demanda apresentada, com mais de 64% das crianças em idade de creche atendidas na Educação Infantil em Goiânia, e 96% das crianças de quatro e cinco anos”, disse.

Atualmente estão matriculadas na rede municipal de Educação aproximadamente 27 mil crianças, na Educação Infantil, tanto em unidades do município quanto em instituições conveniadas.

Para sanar o déficit, a Prefeitura está construindo 12 novos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) em Goiânia. “Destes 12, temos a previsão de que oito fiquem prontos no primeiro semestre, ou seja, de março até junho esses Cmeis já estarão prontos e serão disponibilizados para a população. E o restante, no segundo semestre”, finalizou. 

Leia mais:

Thais Dutra

Notícias Recentes

Com time reserva, São Paulo vence Atlético-GO que atinge 14 derrotas no Brasileirão

Nem a mudança de técnico alterou a rotina do Atletico-GO no Campeonato Brasileiro da Série…

11/08/2024

Equipe da França auxilia na remoção de motores da aeronave da Voepass e primeiros corpos são identificados

Neste domingo (11), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força…

11/08/2024

Polícia prende quadrilha especializada em furtar cartões presos em caixa eletrônico

Uma ação conjunta entre PMGO, PMDF E PMCE prendeu 4 integrantes de uma quadrilha que…

11/08/2024

Médica que iria embarcar em avião que caiu em Vinhedo mudou passagem após pressentimento do pai

A médica Juliana Chiumento comprou uma passagem para a viagem programada na tarde de sexta-feira…

11/08/2024

Licença-paternidade : Conheça a importância e as regras desse benefício

Conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 115 países oferecem o benefício da licença-paternidade. No…

11/08/2024

“Saúde não é despesa, é investimento”, afirma Vanderlan Cardoso

“Saúde não é despesa, é investimento, principalmente na atenção primária”, ressaltou Vanderlan ao tratar da…

11/08/2024