O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE) indeferiu o registro da candidatura do ex-prefeito de Anápolis, Antônio Gomide (PT), em sessão na tarde desta segunda-feira (20). A decisão foi tomada com base em relatório do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) que rejeitou, parcialmente, a prestação de contas do petista do período em que esteve à frente da administração anapolina.
O advogado da coligação, Edilberto de Castro Dias, prometeu recorrer até a última instância para provar que não há irregulridades nas contas prestadas por Gomide. “Eu entendo que ele é ficha limpa. Nós vamos recorrer até o STF para provar que foi equivocada a decisão de hoje”, afirmou. Veja entrevista coletiva do advogado, abaixo:
Segundo ele, o TRE “lavou as mãos” ao considerar apenas a posição do TCM e não levar em conta provas apresentadas pela defesa. “Nós juntamos todos os documentos que comprovam a regularidade”, garantiu.
Troca de vice é aprovada
Veja a sessão do plenário do TRE e os argumentos e questionamentos apresentados.
Na mesma sessão, o TRE aprovou, por unanimidade, a substituição do vice do candidato ao governo do Estado, que ficou em quarto lugar nas urnas. Gomide teve que substituir o seu vice – Tayrone di Martino – na semana da eleição, após a desistência dele. O advogado e professor José do Carmo ocupou o posto.
O questionamento em relação à substituição foi feito pelo PSDC, com o argumento de que José do Carmo não teria se desincompatibilizado da função pública que exercia (professor) no prazo legal.