O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Itaney Francisco Campos enviou ofício nesta segunda-feira (27/03) à Câmara dos Vereadores de Goiânia reiterando a decisão do ministro Raul Araújo Filho que devolve o mandato de vereadora a Gabriela Rodart (DC), cassada no fim de fevereiro.
“Por oportuno, esclareço que a referida ordem foi proferida em sede de liminar, firmada pelo insigne Ministro, membro da Corte Eleitoral Superior, o qual determinou a manutenção ou recondução, caso já tenha sido afastada da vereadora Gabriela Lopes Rodart, ao exercício do mandato popular, até o momento final do caso” destacou.
O ministro Raul Araújo acatou a tese da defesa de que foi demonstrada “a grave discriminação política pessoal, sobretudo por ser mulher” por parte do Democracia Cristã, partido que foi eleita. Ela havia sido cassada e deixou o cargo no fim de fevereiro. Em seu discurso de despedida, a parlamentar alegou ser alvo de “injustiças”. No mesmo dia, o vereador Márcio do Carmo tomou posse na cadeira que pertencia ao DC.
Entre as justificativas de defesa estava o de ‘não ter apoio nem suporte do partido durante exercício do mandato’, além de ter sido preterida de cargos na comissão provisória, além do Democracia Cristã ter negado seu desejo em disputar uma vaga de deputada federal nas eleições de 2022.