Detentos transferidos da Penitenciária Odenir Guimarães, em Aparecida de Goiânia, nesta quinta-feira (23) após confusão, que resultou na morte de cinco pessoas e 35 feridos, iniciaram uma rebelião nesta sexta-feira (24) no Presídio de Anápolis. Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP-GO), a situação “está controlada”.
De acordo com a Secretaria, não houve feridos e reféns. “Os presos protestaram contra a transferência […]. A SSPAP ressalta que a medida foi tomada justamente para garantir a segurança dos detentos”, diz nota.
A assessoria de imprensa do prefeito de Anápolis, Roberto Naves, não foi informado sobre a transferência. Ainda de acordo com a assessoria, o Presídio não tem condições de comportar os detentos pois as obras estão inacabadas e o local não tem água. Uma reunião está prevista para às 15h desta sexta-feira (24) no gabinete do prefeito, com autoridades competentes da área de Segurança Pública para discutir o destino dos detentos.
Aproximadamente 580 detentos foram transferidos da Penitenciária Odenir Guimarães nesta quinta-feira para o Presídio de Anápolis, após confusão em Aparecida de Goiânia.
A Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) informa que o princípio de manifestação de detentos no presídio de Anápolis foi totalmente controlado. Não houve reféns e ninguém ficou ferido. Os presos protestaram contra a transferência realizada em razão do tumulto ocorrido na quinta-feira (23/02) na Penitenciária Odenir Guimarães, em Aparecida de Goiânia. A SSPAP ressalta que a medida foi tomada justamente para garantir a segurança dos detentos.
Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP)