Categorias: Cidades

Trabalho de Marconi para atrair investimentos confirma dados da Juceg, que registra aumento de 10% na abertura de empresas em Goiás

O governador Marconi Perillo comemorou os dados divulgados pela Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) de que houve um aumento de 10% na abertura de empresas em Goiás no primeiro quadrimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a abril de 2017, a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) registrou 6.497 novas inscrições, contra 4.243 no mesmo período do ano anterior.

Para o governador, esses dados mostram que Goiás concretamente já superou a crise que abalou o Brasil e o Estado nos últimos dois anos. Isto, segundo ele, é confirmado com o aumento do número de novas empresas, com a criação de novos empregos, fazendo de Goiás um dos primeiros colocados no País, pelos dados que mostram a melhoria do Produto Interno Bruto do Estado e pelo trabalho para facilitar e agilizar a abertura de novas empresas, incluindo aí as melhorias no Vapt Vupt Empresarial.

O presidente da Juceg, Rafael Lousa, avalia que a nova plataforma de registro de empresas, o Portal do Empreendedor Goiano, contribuiu para esse aumento significativo, pois os usuários dos serviços da Junta Comercial conseguem hoje abrir uma empresa 100% via web, o que torna o processo menos burocrático e eleva o nível de satisfação, que hoje é de 76% comparado com 2016, quando o índice era de 65%.

“O avanço na abertura de empresas revela que as pessoas estão direcionando seus investimentos para o próprio negócio. O novo sistema vai permitir a desburocratização e incentivar a formalização das empresas, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do Estado de Goiás”, afirma.

Dados

Entre janeiro e abril, foram registradas em Goiás 2.504 empresas do tipo individual de responsabilidade Ltda (com apenas um titular); 2.194 do tipo sociedade empresária limitada (com dois sócios, no mínimo); 1.774 empresários individuais (aqueles que exercem a atividade econômica em nome próprio e integralizam o seu patrimônio à exploração do negócio); 12 sociedades anônimas fechadas e 13 cooperativas. Os dados não incluem os Micro Empreendedores Individuais (MEIs).
Goiânia registrou a maioria dos pedidos de abertura em empresas (2.266), seguida de Aparecida (316) e Anápolis (292). Na divisão por gênero, os homens representaram 67% dos negócios abertos contra 33% das mulheres.

Projeção

Rafael Lousa diz que, a partir dos resultados destes primeiros meses de 2017, já é possível vislumbrar o encerramento do semestre com um incremento considerável no número de constituições empresariais realizadas pela Juceg. “Acreditamos que este número vai avançar mais. A Juceg continua a expandir e inovar na oferta de seus serviços para o empreendedor, por meio do Vapt Vupt Empresarial e do Portal do Empreendedor Goiano”, ressalta.

Abertura de empresas nos primeiros quatro meses é a maior dos últimos três anos

2017

2016

2015

Abertura

6.497

5.873

6.493

Extinção

3.917

3.489

2.361

Saldo

2.580

2.384

4.132

Fonte: Juceg

 

Thais Dutra

Notícias Recentes

Com time reserva, São Paulo vence Atlético-GO que atinge 14 derrotas no Brasileirão

Nem a mudança de técnico alterou a rotina do Atletico-GO no Campeonato Brasileiro da Série…

11/08/2024

Equipe da França auxilia na remoção de motores da aeronave da Voepass e primeiros corpos são identificados

Neste domingo (11), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força…

11/08/2024

Polícia prende quadrilha especializada em furtar cartões presos em caixa eletrônico

Uma ação conjunta entre PMGO, PMDF E PMCE prendeu 4 integrantes de uma quadrilha que…

11/08/2024

Médica que iria embarcar em avião que caiu em Vinhedo mudou passagem após pressentimento do pai

A médica Juliana Chiumento comprou uma passagem para a viagem programada na tarde de sexta-feira…

11/08/2024

Licença-paternidade : Conheça a importância e as regras desse benefício

Conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 115 países oferecem o benefício da licença-paternidade. No…

11/08/2024

“Saúde não é despesa, é investimento”, afirma Vanderlan Cardoso

“Saúde não é despesa, é investimento, principalmente na atenção primária”, ressaltou Vanderlan ao tratar da…

11/08/2024