VINÍCIUS CASTRO
RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – A torcida do Flamengo encheu o Maracanã na tarde desta terça-feira (17) para prestigiar o treino aberto do time antes do compromisso contra o Independiente Santa Fé (COL), com portões fechados, pela Copa Libertadores. Quase 50 mil rubro-negros trocaram 1kg de alimento não perecível pela entrada.
Foi a oportunidade que muitos tiveram de ver o clube do coração pela primeira vez no estádio, já que os valores elevados dos ingressos impedem boa parte da torcida de acompanhar o time de perto. Foi o maior público do Rubro-negro no ano, superior aos jogos no Campeonato Carioca.
Até por isso, os protestos contra o preço dos bilhetes marcaram a atividade no Maracanã. Os torcedores levaram faixas com os dizeres: “Ingresso R$ 100? O Flamengo é do povo”.
Músicas sobre o tema também foram entoadas: “Abaixa o ingresso”, “O Flamengo é tradição, não é humilhação”.
Ao contrário dos jogos, as torcidas levaram bandeiras, sinais de fumaça, bandeirões e uma série de materiais nem sempre permitidos pela Polícia Militar no dia das partidas. Ao final da atividade, o elenco deu uma volta no gramado do Maracanã para agradecer aos torcedores. Foi o momento de maior euforia no treino aberto.
Diante da mobilização e necessidade de aproximar o time da torcida, a diretoria do Flamengo estuda a realização de alguns treinos na sede da Gávea. Não se sabe quando a prática terá início.
A ideia, no entanto, é a de que algumas atividades sejam abertas nas vésperas das partidas, quase sempre aos sábados. Novos treinos abertos no Maracanã também podem acontecer.