O desembargador Itamar de Lima do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) concedeu autorização para o Instituto de Assistência Médica de Senador Canedo (IAMESC) custear na íntegra toda assistência referente ao parto da servidora do município e contribuinte do instituto Gabriela Castro Silva.
A jovem está há dias numa peleja com ações na justiça para que o Iamesc pague os custos de seu parto. Depois de outras decisões desfavoráveis, desta vez, com decisão do TJ-GO, a mãe poderá dar à luz à sua bebê, Elisa. Gabriela descobriu que sua filha tem a síndrome de Hipoplasia do Coração Esquerdo (SHCE), mais conhecida como ‘meio-coração’, por este motivo ela foi orientada a procurar o Hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo, que é referência nesse procedimento que Gabriela precisa.
Em nota, a prefeitura de Senador Canedo explica que como a decisão do desembargador ocorreu no sábado, o procedimento bancário (pagamento) não pôde ser feito e é preciso esperar até à segunda-feira próxima (8), portanto. Ainda de acordo com a prefeitura, a presidente do Iamesc, Eliete Gonçalves, informou ao hospital que se Gabriela entrar em trabalho de parto durante este final de semana, que o procedimento seja feito, pois todo custeio será de responsabilidade do instituto.
O caso de Gabriela teve expressiva repercussão na imprensa goiana, em Senador Canedo várias pessoas e sensibilizaram e até uma ‘vaquinha’ teria sido proposta para ajudar a mãe. Uma pressão para que a prefeitura do município solucionasse o problema junto à justiça também foi colocada em pauta.
O Diário de Goiás está em contato com Gabriela para ouvi-la sobre a decisão judicial.