Goiânia já possui cobertura completa do sinal 5G. A TIM será a primeira empresa de telefonia móvel a ativar a tecnologia em todos os 641 bairros da Capital. Nesta segunda-feira (11), o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) se reuniu com executivos da operadora para detalhar a implantação da rede 5G na cidade.
Além de Goiânia, outras cinco cidades goianas receberão a tecnologia: Aparecida de Goiânia, Anápolis, Caldas Novas, Rio Quente e Pirenópolis. A operadora ainda cobrirá com o sinal 4G todos os municípios do Estado.
Segundo a empresa, Goiânia foi uma das nove capitais escolhidas para o projeto de implantação devido ao seu potencial econômico. De acordo com o vice-presidente da TIM Brasil, Fabio Avellar, o potencial de negócios no agro foi fundamental para a escolha. “Foram escolhidas algumas capitais estratégicas no Brasil. Pela sua relevância atual e potencial futuro, Goiânia é uma delas. Por todo o agrobusiness que está aqui perto, por toda a questão de mineração, por todo o polo turístico que está se convertendo”, destacou.
A internet 5G é fundamental para o mercado corporativo, uma vez que viabiliza a Indústria 4.0 e permite o uso de soluções relacionadas à Internet das Coisas. Isso significa a troca de informação em tempo real entre objetos, desde eletrodomésticos comuns aos sofisticados maquinários industriais.
Rogério Cruz ressaltou que a intenção é de que as demais operadoras também passem a transmitir o sinal 5G em breve. “Nós trabalhamos muito para a implantação da tecnologia desde o início da nossa gestão, especialmente com a aprovação do projeto na Câmara Municipal. Agora aguardamos que as outras operadoras façam sua parte e também implantem essa tecnologia em toda cidade”, afirmou o prefeito.