O deputado federal Thiago Peixoto (PSD-GO) participou, nesta segunda (11), da inauguração da Estação Hack Facebook, em São Paulo. Trata-se da primeira iniciativa do tipo da empresa norte-americana no mundo, voltada para o incentivo de jovens de baixa renda para atuação no mundo digital. “É uma proposta muito interessante e tem tudo para trazer resultados positivos. Para o Brasil, é muito significativo ter sido escolhido como o pioneiro no projeto. Mostra a força do país quando o assunto é Economia Digital. Que nossos jovens façam bom uso e passemos a ser, cada vez mais, um polo tecnológico”, disse o goiano, que é presidente da Frente Parlamentar de Economia Digital e Colaborativa.
O também goiano Thiago Camargo Lopes, secretário de informática do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, participou do evento como representante do ministério. A Estação Hack Facebook fica na Avenida Paulista, em um dos principais endereços da capital paulista e tem chamado a atenção, principalmente do público jovem, desde que foi anunciada a sua criação. O projeto abriu, recentemente, inscrições para cursos e bolsas.
No fim de agosto deste ano, Thiago Peixoto já tinha sido convidado e participou do lançamento do projeto na capital paulista. Ele ficou impressionado positivamente com a proposta da iniciativa do Facebook. “Um ponto muito positivo é a previsão de bolsas para cursos preparatórios voltadas para a formação de alunos do Ensino Médio da rede pública para o mercado de trabalho. É uma oportunidade única para quem participar dessas atividades. Imagine, fazer um curso de formação destes em uma das empresas mais conhecidas do mundo. Qualquer jovem sonha com isso”, disse Thiago.
Além disso, a ideia da Estação Hack Facebook é trabalhar com milhares de bolsas de formação e capacitação de jovens voltadas para negócios tecnológicos e digitais, além de workshops para empreendedores e estudantes. Há, ainda, o espaço para aceleração de startups de impacto social. A previsão é que pelo menos 10 selecionadas sejam aceleradas por semestre. No total, serão oferecidas mais de 7.400 bolsas por ano nas áreas de programação, planejamento de carreira e gestão de empresas. O projeto tem parceria de nomes como MadCode, Mastertech, MadCode, Reprograma, Junior Achievement e Centro de Empreendedorismo e Negócios da FGV (GVcenn).
Thiago Peixoto foi convidado pelo Facebook America Latina para o evento em virtude do trabalho que tem desenvolvido na Câmara dos Deputados a favor de um diálogo envolvendo os setores tradicionais, a Economia Digital e a sociedade. Nos últimos anos, ele se tornou um dos principais interlocutores sobre inovação no Congresso Nacional. O diálogo tem sido constante com grandes representantes do setor como o próprio Facebook, Google, Intel, Airbnb, Uber, 99 e muitos outros. Em setembro, o parlamentar fez a abertura de um evento do Facebook em Goiânia voltado para empreendedores.