Presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, Thiago Peixoto (PSD-GO), estará à frente, nessa quarta (10/5), de audiência pública para debater arte urbana e grafite. O tema se destacou no início deste ano por conta de polêmicas relacionadas com o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), que liderou uma ação que acabou retirando dos muros da capital paulista vários painéis e murais grafitados. Recentemente, situação parecida se passou na Universidade de Brasília (UnB) por determinação da reitoria.
“A arte urbana tem várias peculiaridades. Grafite, por exemplo, não é pichação. É claro que o tema é polêmico, mas nem por isso temos que deixar de debatê-lo. Precisamos diferenciar cada uma das questões e tentar encontrar um caminho que aproxime os artistas urbanos da divulgação da Cultura nas grandes cidades. Eles podem ser grandes aliados nossos nessa missão”, destacou Thiago Peixoto, que propôs a audiência pública.
Foram convidados artistas conhecidos de vários estados. A proposta do encontro é debater a importância da arte urbana como movimento de expressão artística e de sua contribuição na valorização da cultura urbana contemporânea.