O deputado federal Thiago Peixoto (PSD-GO) recebeu, nesta terça-feira (6/3), em Brasília, uma homenagem de motoristas de aplicativos de mobilidade por conta da atuação do goiano na defesa da aprovação da regulamentação das atividades de serviços como Uber, 99 e Cabify. A sessão de análise do Projeto de Lei 5587/2016 pela Câmara dos Deputados foi em 28 de fevereiro. Também foram homenageados, com a entrega de placas, os deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Casa, e Daniel Coelho (PSDB-PE).
“A gente acompanhou de perto a votação e viu claramente o trabalho do deputado Thiago a favor da mobilidade e do emprego dos parceiros de aplicativos. Ele foi fundamental para que o objetivo fosse atingido. Precisamos reconhecer o papel da Câmara nesse processo todo”, explicou o motorista Eduardo Torres, um dos representantes dos parceiros de aplicativos.
Na conversa com os motoristas, Thiago Peixoto relembrou seus antecedentes no assunto. Em outubro de 2015, ele apresentou um PL que propunha uma regulamentação mais favorável, com foco no direito de escolha do cidadão. Em janeiro de 2016, foi escolhido para ser o primeiro passageiro da Uber em Goiânia. Na Câmara dos Deputados, o goiano foi um dos principais articuladores da regulamentação que não proibisse as atividades.
“Essa foi uma vitória importante para vocês, que já são mais de 500 mil motoristas no Brasil. Vocês são a ponta, pois são os prestadores de serviço. Mas também é uma vitória do cidadão, de mais de 20 milhões de usuários em todo o Brasil que hoje usam os aplicativos para se descolarem pelas cidades. A população teve preservado o seu direito de ir e vir. Foi uma vitória da inovação!”, destacou Thiago.
A proposta aprovada pela Câmara dos Deputados no fim de fevereiro coloca nas mãos dos municípios a decisão sobre a forma de regulamentar as atividades dos aplicativos. Mas as diretrizes definidas não permitem, por exemplo, que os veículos sejam obrigados a usar placas vermelhas ou dependerem de autorizações municipais prévias. “É fundamental destacar que a lei aprovada não proíbe o funcionamento dos aplicativos. E esse era um grande risco”, acrescentou Thiago.
Em Goiás
Além do encontro com os motoristas de aplicativos em Brasília, o parlamentar também recebeu, nos últimos dias, várias lideranças ligadas aos representantes goianos. As lideranças agradeceram o papel de Thiago Peixoto e ainda trataram de outros assuntos relacionados com mobilidade nas grandes cidades de Goiás. “Temos a noção clara de que, se não fosse pela articulação do deputado Thiago, não teríamos saído com a vitória dessa votação. Ele teve uma posição central na conscientização de seus colegas na defesa dos trabalhadores, do funcionamento dos aplicativos e do direito de escolha”, disse Jurandir Rosa, presidente da Associação de Motoristas de Aplicativos de Goiás.