A atuação corajosa e bem articulada do deputado federal Thiago Peixoto (PSD-GO) à frente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados está lhe rendendo elogios do setor cultural goiano e nacional e ganhando destaque na imprensa nacional. Nesta quinta-feira (13/7), o parlamentar foi elogiado na coluna Direto da Fonte, do jornal O Estado de São Paulo, assinado pela jornalista Sonia Racy.
A articulação de Thiago, que vem encabeçando uma discussão importante sobre a destinação de recursos para a Cultura, para a inclusão do Ministério do Planejamento no debate em audiência pública em Brasília ganhou repercussão. “Ponto para Thiago Peixoto, presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. Peixoto conseguiu do Ministério do Planejamento um representante em audiência pública, hoje, para discutir a destinação de recursos de loterias para o Fundo Nacional da Cultura”, disse nota de Sonia Racy.
O texto explica que o FNC não recebe, há cinco anos, o repasse obrigatório de 3% da arrecadação das loterias. O valor chegaria a R$ 1,5 bilhão. “Após a negativa da pasta em comparecer à audiência, o deputado fez requerimento oficial. Depois disso, o Ministério concordou em enviar um representante ao encontro em Brasília”, acrescentou Racy na nota. O Ministério do Planejamento enviou, à reunião, o secretário adjunto de orçamento federal, Bruno Grossi.