Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 8 anos atrás

Thiago Peixoto cobra posicionamento de candidatos em relação ao Uber

Compartilhar

O deputado federal Thiago Peixoto (PSD-GO) cobrou nas redes sociais os candidatos a prefeito de Goiânia que se posicionem sobre a regularização da Uber na capital. Para ele, mobilidade urbana deve ser um dos principais temas a serem tratados nesta campanha eleitoral. “Nenhum candidato tomou partido nessa história. Ainda não sabemos o que cada um pensa sobre um assunto tão vital para a capital. Precisamos cobrar um posicionamento”, pontuou

“Eu, que já estou há bastante tempo neste debate, já apresentei projeto de lei na Câmara dos Deputados para definir novas regras para o transporte individual privado. Mas o cidadão também pode fazer a sua parte para que a modernidade vença o corporativismo”, avaliou Thiago, que acredita que o referido projeto seja votado até o final deste ano.

Publicidade

No Projeto de Lei apresentado pelo deputado são feitas alterações em várias legislações, como Lei dos Taxistas, Código de Defesa do Consumidor e Código Brasileiro de Trânsito. Na justificativa da proposta, ficam claras as diferenças entre o táxi e o Uber. É mostrado, por exemplo, que os taxistas são isentos de impostos na compra ou propriedade do veículo (como IPI, IOF, ICMS e IPVA) e que recolhem basicamente taxas municipais, enquanto os motoristas do Uber pagam todos estes impostos.

Publicidade

“Não há justificativa para dizer que os taxistas estão sendo tão prejudicados. Além disso, uma pesquisa feita no final do ano passado pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) mostrou que o Uber não concorre com o táxi e que, na verdade, descobriu um novo nicho de mercado”, completou o deputado.

Publicidade

Quando a Uber veio para Goiânia, em janeiro deste ano, Thiago Peixoto foi escolhido para ser o passageiro inaugural (rider zero), justamente pela articulação para a vinda do serviço para a capital. “Eu tinha usado o Uber em outras cidades brasileiras e no exterior e achei eficiente e prático. Entendi que seria uma alternativa de transporte interessante para Goiânia e que se somaria às já existentes”, explicou.

Publicidade