Publicidade
Saúde
| Em 4 anos atrás

Testagem da Prefeitura identifica aumento de casos da covid-19 em Goiânia

Compartilhar

O primeiro dia de testagem ampliada em 2021 realizado pela Secretaria de Saúde e a Prefeitura de Goiânia testou 1.833 pessoas e identificou 180 casos positivos para a Covid-19. O número representa 9,8% e de acordo com o município acende alerta sobre aumento de pessoas contaminadas. A ação começou nesta quarta-feira (13/01) e segue durante toda a quinta-feira (14/01) nas modalidades drive-thru e pedestre no Setor Lorena Park.

Para a diretora de Epidemiologia, Grécia Carolina Pessoni, o percentual de positivos é preocupante e confirma um aumento no número de casos de Covid-19 em Goiânia.

Publicidade

“Desde o início da testagem a média geral de positivos é de 12%, mas desde outubro vínhamos registrando uma queda acentuada que girava em torno de 5 a 7%, mas chegamos a registrar pouco mais de 3%, agora temos quase 10% e isso é muito preocupante”, enfatiza.

Publicidade

Com o crescimento dos casos positivos, a SMS alerta para que as medidas de segurança sejam seguidas. “É preciso que todos continuem usando máscara, higienizando as mãos e mantendo o distanciamento social. Até que a vacina chegue somente essas ações podem salvar vidas”, alerta. 

Publicidade

A aplicação do teste de antígeno, que fica pronto em poucos minutos após a coleta com swab, tem como meta identificar as pessoas que estão com a doença, mas não apresentam sintomas. Uma vez identificadas e isoladas, é possível quebrar a cadeia de transmissão do novo coronavírus no meio onde elas costumam circular. 

Quem estiver com sintomas, deve procurar uma unidade de saúde ou agendar a coleta domiciliar pelos telefones da Central Humanizada de Orientações sobre a Covid-19  (3267-6123 e 98599-0200). Nesta quinta-feira a testagem prossegue na Escola Municipal Lorena Parque, rua Valentim Capuzzo, quadra 10, n°250, no bairro de mesmo nome.

Publicidade
Publicidade
Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.