Publicidade

Taxa de positividade em testagem ampliada registra crescimento de quase 100% em Goiânia

Por 3 anos atrás

A taxa de positividade da testagem ampliada para identificação de antígeno da Covid-19, realizada semanalmente em Goiânia, apresentou um crescimento de quase 100% em menos de um mês. No dia 21 de abril, o percentual era de 3,9%. Já o resultado da 37ª semana, realizado no último dia 13 e divulgado nesta segunda-feira (17), pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é de 7,3%.

De acordo com a pasta, do total de 3.349 exames realizados, 243 tiveram resultados positivos. O índice, que chegou a 17% em fevereiro, reduziu de forma gradativa durante março e abril, chegando ao resultado de 3,9%, de acordo com dados divulgados no dia 21 do quarto mês do ano. No entanto, cinco dias depois já foi registrado aumento para 6,2% na ação do dia 23. O balanço geral da testagem é de 17.730 positivados, referentes a 10,9% dos 162.817 testados.

Publicidade

Em entrevista ao Diário de Goiás, no último dia 27, a diretora de Vigilância Epidemiológica do município, Grécia Pessoni, afirmou que os números da testagem em massa, por si só, não avaliam parâmetros de transmissibilidade. “A testagem ampliada sozinha, ela não serve pra gente avaliar os parâmetros de transmissibilidade, a gente precisa também de outros parâmetros”, disse.

Publicidade

“Ela (testagem) é um dos indicativos, mas não de forma isolada. Então por essa testagem, a gente percebeu um aumento de positividade, da transmissibilidade, mas em contrapartida, a gente tem percebido uma queda das internações e óbitos, decorrentes da Covid diariamente, ponderou. “Ela é um dos indicativos que a gente utiliza, mas vários fatores precisam ser avaliados”, ressaltou.

Publicidade

A taxa de ocupação em internações de pacientes com Covid-19 na rede municipal de Saúde é de 65% em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 52% em enfermarias, na manhã desta segunda-feira, de acordo com atualização do mapa de leitos da Prefeitura de Goiânia. No sábado (15), esta taxa estava em  57% em UTIs e 41% em enfermarias.

Foto: Reprodução Mapa de Leitos Covid-19/Prefeitura de Goiânia
Publicidade
Compartilhar